Confira a última nota informativa da SES sobre casos suspeitos da Covid-19 em MT; Estado tem 59 casos suspeitos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulga, por meio de informe, todas as notas informativas referentes ao Covid-19. Os documentos são produzidos diariamente pelo Centro de Operações de Emeregência em Saúde Pública de Mato Grosso (COE-MT) e divulgam os dados relativos ao período das 12h do dia anterior até as 12h da data da publicação.

O estado apresentou, até o momento, 87 casos, sendo que hoje 59 casos são considerados suspeitos, 11 foram descartados – destes, 5 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 17 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Informamos que o sistema de informação oficial segue instável e que é possível os dados estarem discordantes da plataforma do Ministério da Saúde. Os 3 casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises. De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 – Emergência/Contenção, que implica em ações mais específicas da rede de serviços de saúde.

O COE-MT para COVID-19 esclarece que, até o momento, o Estado não possui caso confirmado de COVID-19. A equipe reforça a toda a população que mantenham as medidas de controle e prevenção citadas ao final desta nota.

O Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN MT), sendo o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, inicia hoje a realização das análises na sua sede, pois até a data de ontem as amostras para COVID-19 chegavam ao LACEN e testavam para um painel de amostra de vírus respiratórios e posteriormente eram enviados ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Essa estratégia foi definida pelo Ministério da Saúde, até que todos os LACENs fossem treinados e estivessem aptos a realizar suas testagens. Assim, o LACEN MT irá trabalhar com prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual para entrega dos resultados.

Veja também

Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados

Reunião de Cúpula do Brics se reúne a partir de domingo no Rio

Serviços do IPVA passaram a exigir autenticação no site da Sefaz a partir de desta terça-feira (1º)

Mulher é vítima do golpe do intermediário após ver anúncio de moto em rede social

Idoso envia mais de R$ 700 para golpista que se passou por amigo da vítima

Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT