Confira a última nota informativa da SES sobre casos suspeitos da Covid-19 em MT; Estado tem 59 casos suspeitos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulga, por meio de informe, todas as notas informativas referentes ao Covid-19. Os documentos são produzidos diariamente pelo Centro de Operações de Emeregência em Saúde Pública de Mato Grosso (COE-MT) e divulgam os dados relativos ao período das 12h do dia anterior até as 12h da data da publicação.

O estado apresentou, até o momento, 87 casos, sendo que hoje 59 casos são considerados suspeitos, 11 foram descartados – destes, 5 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 17 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Informamos que o sistema de informação oficial segue instável e que é possível os dados estarem discordantes da plataforma do Ministério da Saúde. Os 3 casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises. De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 – Emergência/Contenção, que implica em ações mais específicas da rede de serviços de saúde.

O COE-MT para COVID-19 esclarece que, até o momento, o Estado não possui caso confirmado de COVID-19. A equipe reforça a toda a população que mantenham as medidas de controle e prevenção citadas ao final desta nota.

O Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN MT), sendo o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, inicia hoje a realização das análises na sua sede, pois até a data de ontem as amostras para COVID-19 chegavam ao LACEN e testavam para um painel de amostra de vírus respiratórios e posteriormente eram enviados ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Essa estratégia foi definida pelo Ministério da Saúde, até que todos os LACENs fossem treinados e estivessem aptos a realizar suas testagens. Assim, o LACEN MT irá trabalhar com prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual para entrega dos resultados.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril