Confira o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro após o pedido de demissão de Sérgio Moro da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez, nesta sexta-feira (24/04), seu pronunciamento após a saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, do seu governo.

A saída veio após uma queda de braço com o presidente em torno do comando da PF – Polícia Federal.

Moro disse, ao deixar o cargo, que Bolsonaro quer alguém na PF que lhe dê acesso a relatórios de inteligência sobre investigações em curso. “Tenho que preservar minha biografia”, disse o ministro em pronunciamento nesta sexta ao anunciar sua demissão.

O presidente disse, ao anunciar seu pronunciamento, que iria “restabelecer a verdade” sobre a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, e as declarações feitas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública ao anunciar seu pedido de demissão.

Abrindo seu pronunciamento, Bolsonaro disse que autonomia não é sinal de soberania e que sempre daria sinal verde ou não para nomeações de cargos.

Sobre as acusações de que ele estaria tentando desde o começo dificultar operações, disse que poderosos se levantaram contra ele, pois sempre lutou contra um sistema e coisas que aconteciam antes no Brasil, hoje não acontecem mais.

Bolsonaro citou o caso do atentado que sofreu, quando recebeu uma facada no abdome e que solicitou sim informações sobre o andamento das investigações contra Adélio, quem tentou o matar.

O presidente afirmou ainda que conversou antes com o então ministro da Justiça, Sérgio Moro sobre a substituição na PF, prerrogativa exclusiva do presidente da República. E que a exoneração de Valeixo ocorreu após a conversa entre ele e Moro e que à noite Valeixo teria aceitado a exoneração. disse que Moro não o procurou e preferiu falar em coletiva sobre sua demissão.

Bolsonaro disse ainda que não existe possibilidade de interferência na Policia Federal e que a autonomia da instituição independe de governos. Completou dizendo que não aceita que sua autoridade seja confrontada por qualquer ministro e finalizou dizendo que vai continuar seguindo no combate à corrupção e criminalidade em defesa da Liberdade e Democracia.

Confira na integra o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro:

Veja também

PL Mulher se prepara para receber Michele Bolsonaro em Sorriso

Michelle Bolsonaro participará de encontro de lideranças femininas da direita em Sorriso

Governo de Mato Grosso terá orçamento de R$ 40 bilhões em 2026

Mauro Mendes inaugura escolas e recebe novas demandas em visita a Sorriso

Governo de Mato Grosso institui Política de Dados Abertos para fortalecer transparência e controle social

Mato Grosso não terá novas cadeiras para deputados federais e estaduais