Conheça as responsabilidades de cada um dos ocupantes de cargos a serem eleitos em 2022

Nada menos que cinco votos serão dados por cada eleitor que comparecer às urnas nas eleições de outubro próximo.

Em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta terça-feira (30-08), o presidente da Subseção da OAB de Sorriso, Dr. Fernando Mascarello foi convidado a explicar de forma resumida, o que faz cada um dos ocupantes dos cargos a serem preenchidos no pleito.

Deputado Estadual: “É responsável por fiscalizar ações do Governo estadual e criar leis no estado. Também tem poder de encaminhar recursos através de emendas”.

Governador: “E quem executa estas leis através de sua equipe e tem como função gerir o estado arrecadando e aplicando recursos, sempre observando a legislação, seja orçamentária ou administrativa e concedendo aos poderes os recursos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias”.

Deputado Federais: “Eles compõe a Câmara Federal que é parte do processo legislativo. É parte, porque precisa do respaldo do Senado. Senadores e Deputados Federais compõe juntos o Congresso Nacional. Além da fiscalização dos demais poderes e de serem responsáveis por fazerem as leis do país, eles tem também a dotação orçamentária onde, por meio de emendas podem destinar recursos para suas bases”.

Presidente da República: “Tem a função de gerir todo o estado brasileiro. Deve arrecadar e aplicar recursos definidos nas leis. Quando se tem fiscalização rígida, sem tem a certeza de que a corrupção não vai acontecer”.

Na entrevista, Dr. Fernando também falou sobre o APP Cidadão Fiscal, recentemente lançado pela OAB Mato Grosso e trouxe uma atualização sobre o acompanhamento que a Ordem tem feito do processo relacionado à BR 163. Confira a íntegra da entrevista.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade