Conheça os 16 secretários que tomaram posse em nova gestão do governo de MT

Os 16 secretários que irão comandar as pastas na nova gestão do governo estadual foram empossados, na noite deste domingo (1º), pelo governador reeleito Mauro Mendes (União Brasil), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A única secretaria ainda sem titular segue sendo a Assistência Social, cujo nome deve ser anunciado ainda em janeiro, conforme o governo.

A confirmação de cada representante foi feita ainda em dezembro do ano passado, com mudanças apenas em quatro pastas, enquanto o alto escalão do mandato anterior se manteve nas demais secretarias.

Confira, a seguir, a lista dos secretários e um resumo do perfil deles.

Casa Civil – Mauro Carvalho
Chefe de Gabinete de Governo – Jordan Espíndola
Comunicação – Laice Souza
Agricultura Familiar – Teté Bezerra
Cultura Esporte e Lazer – Jefferson Neves
Desenvolvimento Econômico – César Miranda
Educação – Alan Porto
Fazenda – Rogério Gallo
Assistência Social e Cidadania – indefinido
Planejamento e Gestão – Basílio Bezerra
Infraestrutura e Logística – Marcelo de Oliveira
Meio Ambiente – Mauren Lazzaretti
Procuradoria Geral do Estado – Francisco Lopes
Saúde – Gilberto Figueiredo
Segurança Pública – Coronel César Augusto de Camargo Roveri
Controladoria Geral – Paulo Farias
Ciência, Tecnologia e Inovação – Allan Kardec

Casa Civil: Mauro Carvalho

Mauro Carvalho é empossado como secretário da Casa Civil — Foto: Michel Alvim/Assessoria
Mauro Carvalho é empossado como secretário da Casa Civil — Foto: Michel Alvim/Assessoria
Mauro Carvalho Junior é empresário, sendo natural de Bauru (SP), e se mudou para Mato Grosso há quase 40 anos para trabalhar como trainee na fábrica da Coca-Cola. Em 1989, criou sua própria revendedora de bebidas, que hoje opera em várias cidades de Mato Grosso e do Brasil. Também atua no ramo de energia. Assumiu o cargo de secretário-chefe da Casa Civil na gestão Mauro Mendes, onde permaneceu até março de 2022. Atualmente, é primeiro suplente de senador e retornou à Casa Civil a pedido do governador.

Chefe de Gabinete: Jordan Espíndola

Secretário Jordan Espíndola é empossado como Chefe de Gabinete — Foto: Assessoria
Secretário Jordan Espíndola é empossado como Chefe de Gabinete — Foto: Assessoria

Jordan Espíndola tem bacharelado em segurança pública e direito. Ele ingressou na Polícia Militar em 2005 e serviu no 9º Batalhão (Coxipó), na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), no Gabinete do Comandante Geral, na Diretoria de Ensino e na Assessoria Jurídica da corporação. Ele iniciou como ajudante de ordens do governador e, em 2020, assumiu a chefia do Gabinete de Governo, na qual continua responsável por mais quatro anos.

Comunicação: Laice Souza

Laice Souza segue à frente da Comunicação do governo estadual — Foto: Marcos Vergueiro/Assessoria
Laice Souza segue à frente da Comunicação do governo estadual — Foto: Marcos Vergueiro/Assessoria

Laice Souza é jornalista, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1999, e tem pós-graduação em comunicação corporativa e gerenciamento de crise. Também é advogada e pós-graduada em processo civil e direito. Já atuou em veículos de comunicação na capital e interior e trabalhou como assessora de imprensa na Secretaria Estadual de Saúde, Comando Regional da Polícia Militar de Tangará da Serra e Tribunal de Justiça. Em janeiro de 2019, assumiu a função de assessora de comunicação do governador. Em fevereiro de 2020 foi nomeada secretária adjunta de Comunicação e, com a recriação da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), assumiu como secretária em julho de 2021, se tornando a primeira mulher a comandar a pasta.

Agricultura Familiar: Teté Bezerra

Teté Bezerra é empossada secretária de Agricultura Familiar — Foto: Mayke Toscano/Assessoria

Teté Bezerra é empossada secretária de Agricultura Familiar — Foto: Mayke Toscano/Assessoria

Teté Bezerra foi eleita três vezes deputada federal. Em 2010, se elegeu deputada estadual e durante o mandato assumiu a então Secretaria de Turismo do Estado, de 2011 a 2013. Em 2016, Teté Bezerra assumiu a Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo. De 2018 a 2019, foi presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Teté carrega há décadas a bandeira da luta pelo fortalecimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso, tendo sido nomeada para a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar em abril de 2022, na qual permanece por mais quatro anos.

Cultura Esporte e Lazer: Jefferson Neves

Jefferson Neve é empossado secretário de Cultura e Lazer — Foto: Assessoria

Jefferson Neve é empossado secretário de Cultura e Lazer — Foto: Assessoria

Jefferson Neves é natural de Rondonópolis e graduado em Educação Física pela UFMT (2001). Possui pós-graduação em treinamento desportivo e é professor de ensino superior e de esporte de alto rendimento, sendo membro da academia Brasileira de Treinadores (COB). Jefferson foi secretário adjunto de Esportes da Secel e, em abril de 2022, assumiu o comando da secretaria.

Desenvolvimento Econômico: César Miranda

César Miranda é empossado secretário de Desenvolvimento Econômico — Foto: Marcos Vergueiro/Assessoria
César Miranda é empossado secretário de Desenvolvimento Econômico — Foto: Marcos Vergueiro/Assessoria

César Miranda é servidor da Assembleia Legislativa e atuou como assessor parlamentar no Senado Federal. Atuou como secretário de governo de Várzea Grande, região metropolitana, e também foi secretário de Receita Fazendária e Saúde no mesmo município. Já exerceu o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente e ocupa a Sedec desde 2019.

Educação: Alan Porto

Alan Porto é empossado secretário da Seduc — Foto: Assessoria
Alan Porto é empossado secretário da Seduc — Foto: Assessoria

Alan Porto é engenheiro civil e está na Secretaria de Educação desde 2017. Foi secretário adjunto de Obras, depois como secretário adjunto-executivo. Em novembro de 2020 assumiu a função de secretário de Educação. Também foi secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, durante a gestão de Mauro Mendes no Palácio Alencastro.

Fazenda: Rogério Gallo

Rogério Gallo é empossado secretário da Fazenda — Foto: Mayke Toscano/Assessoria
Rogério Gallo é empossado secretário da Fazenda — Foto: Mayke Toscano/Assessoria

Rogério Gallo é bacharel em direito pela UFMT, com pós-graduado na área e em direito público pela Unirondon. É também mestre em direito ambiental pela UFMT. Desde 2002 é procurador do Estado de Mato Grosso. De 2013 a 2016 atuou como Procurador Geral de Cuiabá. Entre 2015 e 2016 exerceu interinamente, em diversas ocasiões, o cargo de prefeito de Cuiabá. De 15 de janeiro de 2017 a 15 janeiro de 2018 atuou como procurador geral do estado. Foi conselheiro da secção de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). Atuou como secretário de Fazenda em 2018 e permaneceu no cargo durante o mandato governador Mauro Mendes até abril de 2022, quando se tornou secretário-chefe da Casa Civil, retornando à Sefaz em dezembro e, agora, segue à frente da pasta mais uma vez.

Planejamento e Gestão: Basílio Bezerra

Basílio Bezerra é empossado secretário de Planejamento e Gestão — Foto: Assessoria
Basílio Bezerra é empossado secretário de Planejamento e Gestão — Foto: Assessoria

Basílio Bezerra Guimarães dos Santos é graduado em ciências contábeis e servidor de carreira no estado. Já atuou como gerente financeiro na Polícia Judiciária Civil, coordenador contábil e superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso e secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e contador geral de Cuiabá. Foi professor titular de finanças públicas de ciências contábeis das Faculdades Integradas Cândido Rondon. Em 2017 exerceu a função de diretor administrativo e financeiro da Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação, bem como a atividade de perito em cálculos extrajudiciais. Foi presidente do MT Saúde, cargo que acumulou com o de secretário adjunto executivo da Sefaz. Assumiu a Seplag em 2019 e, desde então, permanece à frente da pasta.

Infraestrutura e Logística: Marcelo de Oliveira

Marcelo de Oliveira é empossado secretário da Sinfra — Foto: Assessoria
Marcelo de Oliveira é empossado secretário da Sinfra — Foto: Assessoria

Marcelo de Oliveira é arquiteto. Foi chamado pelo governador Mauro Mendes para assumir a Sinfra, em 2019, e permanece na função pelo segundo mandato do chefe do executivo estadual. Também atuou como secretário de Obras de Cuiabá por cinco vezes, sendo na gestão de Mendes e nas gestões municipais de Dante de Oliveira e Roberto França. Também foi secretário adjunto de Infraestrutura na extinta Secopa.

Meio Ambiente: Mauren Lazzaretti

Mauren Lazzaretti é empossada secretária da Sema — Foto: Assessoria
Mauren Lazzaretti é empossada secretária da Sema — Foto: Assessoria

Mauren Lazzaretti assumiu a Sema em janeiro de 2019 e também preside os conselhos estaduais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Pesca e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A experiência na área ambiental e na gestão pública inclui passagens pela própria Sema, atuando como secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos entre 2010 e 2012 e 2016 e 2017. A gestora possui especialização em direito tributário, perícia e auditoria ambiental e processo civil. Na carreira jurídica, ela também foi vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2013 e 2016 e presidiu a mesma comissão no biênio 2016/2018.

Procuradoria Geral do Estado: Francisco Lopes

Francisco Lopes é empossado como procurador-geral do estado — Foto: Assessoria
Francisco Lopes é empossado como procurador-geral do estado — Foto: Assessoria

Francisco de Assis da Silva Lopes é formado em direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Presidente Prudente (SP). Vive em Cuiabá há 30 anos e atua desde 2002 na Procuradoria Geral do Estado. Em 2019, assumiu a chefia da PGE, cargo em que permanece por mais quatro anos.

Saúde: Gilberto Figueiredo

Gilberto Figueiredo é empossado como secretário de Saúde — Foto: Tchélo Figueiredo/Assessoria
Gilberto Figueiredo é empossado como secretário de Saúde — Foto: Tchélo Figueiredo/Assessoria

Gilberto Figueiredo é professor, foi vereador na capital e secretário municipal de Educação em Cuiabá. Ele também foi diretor do Senai-MT. Assumiu a Secretaria de Saúde, em 2019, onde permaneceu até abril de 2022. Agora, segue responsável pela pasta por mais quatro anos.

Segurança Pública: Coronel César Augusto de Camargo Roveri

Coronel Roveri é empossado como secretário de Segurança Pública — Foto: Assessoria

Coronel Roveri é empossado como secretário de Segurança Pública — Foto: Assessoria

César Augusto de Camargo Roveri é coronel da Polícia Militar. Em 1998, ele ingressou na PM e também é bacharel em direito, com formação nos cursos de aperfeiçoamento de oficiais, superior de polícia e é especialista em defesa civil. Foi comandante em batalhões de Cuiabá e em Cáceres e respondia pela chefia do Gabinete Militar do Estado no primeiro mandato de Mendes. Agora, assume a pasta da Segurança.

Controladoria Geral: Paulo Farias

Paulo Farias é empossado como controlador geral do estado — Foto: Assessoria
Paulo Farias é empossado como controlador geral do estado — Foto: Assessoria

Paulo Farias Neto é graduado em ciências econômicas, com especialização em auditoria e gestão de riscos no setor público, mercado de capitais e derivados e administração judiciária eleitoral. Ingressou na CGE em 2017, ocupando os cargos de superintendente de Gestão Fiscal, superintendente de Controle em Gestão Sistêmica, superintendente de Auditoria, e superintendente de Responsabilização de Agentes Públicos. Também o modelo de atuação nas contratações e coordenou as auditorias durante a pandemia da Covid-19, que possibilitaram economia de 89% dos contratos.

Ciência, Tecnologia e Inovação: Allan Kardec

Allan Kardec é empossado como secretário de Ciência — Foto: Assessoria
Allan Kardec é empossado como secretário de Ciência — Foto: Assessoria

Allan Kardec é professor de educação física e servidor efetivo da Seduc. Foi vereador em Cuiabá e deputado estadual por dois mandatos. Em 2019, assumiu a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, onde permaneceu até julho de 2020. Agora, assume a pasta de Ciência por quatro anos.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal