Conscientização: começa hoje a Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é um marco anual que tem como objetivo conscientizar a sociedade e promover a internalização de valores essenciais para a preservação da vida no trânsito. Celebrada de 18 a 25 de setembro, a iniciativa reforça o compromisso de valorização da vida, conforme estabelecido nos princípios do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para o ano de 2023, o tema escolhido é “No trânsito, escolha a vida”, com foco na vulnerabilidade no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais instituições ligadas ao trânsito unem esforços para realizar uma série de atividades com o intuito de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre a importância de respeitar as normas de trânsito.

A cerimônia de abertura está agendada para o dia 18 de setembro de 2023, às 09h, no Auditório da Superintendência da PRF, em Cuiabá/MT. O evento contará com a presença de autoridades e representantes dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, além de representantes do Judiciário, Legislativo, Segurança Pública, Saúde e Entidades do setor privado.

Durante a semana, uma série de ações educativas e preventivas será promovida, com o intuito de disseminar boas práticas no trânsito e conscientizar a população sobre a importância de escolher a vida. Palestras, simulações, distribuição de material informativo e outras atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade, visando alcançar o maior número possível de cidadãos.

A Semana Nacional de Trânsito 2023 busca, assim, fortalecer o compromisso de todos os envolvidos no trânsito em garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, promovendo comportamentos seguros nas vias públicas. A conscientização e a educação são fundamentais para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado, e a participação de toda a comunidade é essencial nessa jornada.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital