Conscientização sobre poluição sonora é tema de campanha do MPMT

O Ministério Público de Mato Grosso lançou, neste mês, uma campanha de conscientização sobre a poluição sonora. Com o lema “Tudo tem limite. Até seu barulho. Respeite a Lei do Silêncio.”, o objetivo é informar sobre os malefícios do barulho excessivo e esclarecer a população sobre a “lei do silêncio”. Em Cuiabá, a legislação que trata do tema é a Lei Municipal nº 3.819/1999, que dispõe sobre a perturbação do sossego e estabelece padrões para emissão de ruídos, vibrações e demais condicionantes ambientais.

Para o promotor de Justiça Mauro Poderoso de Souza, a conscientização da sociedade sobre a poluição sonora e a lei do silêncio é fundamental. “Essas campanhas educativas são essenciais e medidas preventivas também são necessárias para que haja uma mudança de comportamento e na mentalidade da nossa população. As pessoas precisam entender que temos uma lei municipal sobre a poluição sonora e ela tem que ser executada e respeitada. Hoje, a demanda da sociedade é pelo silêncio, e ele tem que ser respeitado. Todos precisam entender e respeitar o espaço do outro”, disse o titular da 20ª Promotoria Criminal de Cuiabá – Juizado Especial Criminal.

O vídeo da campanha sobre a lei do silêncio está sendo veiculada pela TV Centro América – Assista aqui.

Denúncias – Na capital, as denúncias podem ser feitas à Secretaria de Fiscalização e Ordem Pública de Cuiabá, por meio do “Disque-silêncio”, pelo número , de quarta a domingo (das 22h às 3h). É importante informar o endereço completo com ponto de referência para atuação da fiscalização.

Outros canais para denúncias são os números 100 ou 127 (Ouvidoria do MPMT).

Veja também

Os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários

Governo de MT assina ordem de serviço para construção de ponte de 561 metros

Bebê de 1 ano tem morte cerebral por suspeita de ingerir droga em MT

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

Governo de MT lamenta falecimento do jornalista Edivaldo Ribeiro

Nova Rota apresenta cronograma das obras da BR-163 a entidades de Sinop