Conscientização sobre violência contra idosos é abordada por Representante do Conselho da categoria

A vice-presidente do Conselho do Idoso e integrante do  grupo de frequentadores do Centro de Convivência do Idoso, Maria Lúcia do Carmo, foi entrevistada no programa A Voz do Povo nesta segunda-feira (24). Na pauta, a conscientização sobre o combate à violência contra o idoso.

Ela destacou o trablaho que tem sido feito pelo grupo teatral do CCI, com a peça “Lágrimas de Prata”, encenada em três escolas sorrisenses. A peça roteirizada a partir da letra da música “Couro de Boi”, um clássico sertanejo, trata do abandono dos idosos. Maria Lúcia explicou que em alguns locais a encenação fez estudantes cairem em prantos pela emoção. Em outros, os atores registraram grande indiferença.

O objetivo das encenações é lembrar o dia 15 de junho, dia Internacional de conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

A entrevistada lembrou que de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial. Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, a população idosa do DF crescerá 63% em uma década, chegando a mais de  565 mil pessoas em 2030. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, polícias Civil e Militar e também na Secretaria de Assistência Social.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Polos Culturais de Sorriso abrem matrículas e rematrículas para oficinas em 2026

Faculdade Atenas oferta bolsa de estudo integral para curso de medicina

Aberta as inscrições para concurso que deverá escolher prato típico de Sorriso

Secretária de educação de Sorriso esclarece dúvida de pais sobre vale material escolar e transporte gratuito

Sorteada a rifa que ajuda família a comprar carrinho adaptado para o pequeno Davi

Delegado de Sorriso fala sobre dois homicídios registrados em poucas horas;um suspeito foi preso