A vice-presidente do Conselho do Idoso e integrante do grupo de frequentadores do Centro de Convivência do Idoso, Maria Lúcia do Carmo, foi entrevistada no programa A Voz do Povo nesta segunda-feira (24). Na pauta, a conscientização sobre o combate à violência contra o idoso.
Ela destacou o trablaho que tem sido feito pelo grupo teatral do CCI, com a peça “Lágrimas de Prata”, encenada em três escolas sorrisenses. A peça roteirizada a partir da letra da música “Couro de Boi”, um clássico sertanejo, trata do abandono dos idosos. Maria Lúcia explicou que em alguns locais a encenação fez estudantes cairem em prantos pela emoção. Em outros, os atores registraram grande indiferença.
O objetivo das encenações é lembrar o dia 15 de junho, dia Internacional de conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
A entrevistada lembrou que de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial. Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, a população idosa do DF crescerá 63% em uma década, chegando a mais de 565 mil pessoas em 2030. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, polícias Civil e Militar e também na Secretaria de Assistência Social.
Veja a entrevista no vídeo.