Conselho de Segurança e Conselho da Comunidade discutem mudança de local do CRS de Sorriso

O Conselho de Segurança de Sorriso, realizou nessa quinta-feira, (28/04), na sede da CDL, em Sorriso, um evento que contou com a presença do Tenente Coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva da Coordenadoria de Polícia Comunitária do Mato Grosso, e o Sr. Danilo Moraes Presidente da Feiconseg, onde foi ministrada a palestra sobre a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública em Mato Grosso e apresentado o Projeto COMUNIDADE INTELIGENTE, o qual já vem sendo utilizado na Capital como projeto modelo para melhorar a segurança dos moradores.

Na pauta também esteve a mudança do local do CRS – Centro de Ressocializaçao de Sorriso já que a estrutura existente já tem mais de vinte anos, e o espaço já se tornou reduzido para atender todos os reeducandos com os trabalhos de capacitação, conforme ressaltou Enilson de Castro, diretor do CRS:

“Nosso Centro de Ressocialização tem aproximadamente 22 anos de construção e hoje a capacidade da estrutura para manter os ressocializandos se tornou pequena.  Temos diversas atividades sociais e projetos de ressocialização. Hoje nos cabe mostrar esses trabalhos pra nossa sociedade e mostrar a necessidade, como o Conselho da Comunidade nos provocou, e tem buscado junto ao Governo do Estado a construção de uma nova sede, com espaço mais amplo para poder cada vez mais incluir projetos sociais em prol dos recuperandos”.

Conforme Enilson Castro, já existe um espaço disponível para a construção do novo CRS, em frente a sede da PRF – Polícia Rodoviária Federal:

“Já existe uma área doada próximo à Polícia Rodoviária Federal e a gente aguarda a movimentação dos poderes responsáveis para dar andamento a esta reivindicação que está sendo feita. Hoje temos aproximadamente 270 recuperandos e a movimentação de 130 homens entre trabalhos e projetos sociais internos. É um número significante para nossa gestão e para quem acompanha nosso trabalho, até mesmo devido o espaço reduzido. Temos o trabalho do projeto Mão Amiga, Sarau Literário, Projeto Arca, projeto Extra Muros que atende empresas privadas, com a contratação de mão-de-obra, entre outros”.

Gilberto Carlos Gasparotto, presidente do Conselho da Comunidade de Sorriso falou sobre as discussões acerca da mudança do CRS do centro da Cidade para outro local mais afastado do centro. “Estamos colocando perante toda comunidade de Sorriso quais atividades são desenvolvidas para recuperar os presos e vamos discutir uma carta pública, onde a sociedade pede e se junta às autoridades públicas para a mudança do CRS do centro da cidade. A legislação coloca que o preso tem que ser recuperado, reeducado e reabilitado. Então o Conselho da Comunidade junto com o presidio tenta dar esses instrumentos para que seja feita essa recuperação. O presídio em si, já não comporta mais as necessidades da carceragem e tudo mais e está no centro da cidade”.

a Juiza Emanuelle Chiaradia, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, ressaltou a importância de mostrar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos no CRS, que foi construído no local há mais de 20 anos, porém o local passou a ser habitado por moradores, se tornando uma região praticamente central.

“O Conselho da Comunidade faz neste momento uma prestação de contas para sociedade de todos os trabalhos desenvolvidos dentro do CRS. E também um pedido de ajuda para a sociedade para que a gente consiga mobilizar o estado para que seja construído o novo CRS próximo a PRF. Já existe o terreno, já existe o projeto, só precisamos que o Estado reserve o dinheiro para que essa construção seja iniciada. Hoje pedimos o apoio. Atualmente a região do CRS é uma região de comercio, industrial. Na época foi construído como uma delegacia, a cidade cresceu e o local não é mais adequado. A gente quer que a cidade tenha esse prédio de volta para o município e que o CRS seja transferido para um local mais adequado, que é em frente a PRF para que possa receber mais frentes de trabalho e melhores condições. Para isso precisamos do apoio da sociedade.

Segundo a magistrada, já existe um projeto para o novo presidio:

“É um modelo novo, basicamente padrão americano, com trancas aéreas, dando mais segurança aos policiais penais. Mas a gente precisa que o Estado veja esse assunto com seridade e importância, tivemos a pandemia e as atenções foram voltadas para a saúde, mas precisamos falar sobre o novo CRS. Chegou numa situação realmente difícil. A ente tem reclamações dos advogados, porque as vezes realmente demora o atendimento. Temos muitos presos e poucos agentes e precisamos melhorar o sistema prisional em Sorriso”.

 

 

 

 

 

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril