Na manhã desta segunda-feira (8 de maio), o Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social de Sorriso foi reativado e seus membros foram empossados em uma cerimônia que contou com a presença de representantes do Executivo, do Legislativo, do Ministério Público (PM), da Casa dos Conselhos, de clubes de serviço, de igrejas e de associações de moradores de bairro.

O Conselho é responsável por coordenar as políticas habitacionais da cidade e tem como objetivo a criação de um banco de dados com as demandas da Habitação. Para facilitar o processo, a Prefeitura deve lançar, nos próximos dias, uma plataforma online para o cadastro de pessoas interessadas em fazer parte do grupo de beneficiados com a tão sonhada “casa própria”. O preenchimento online do cadastro deve permitir que cada interessado possa preencher os dados e anexar os documentos necessários sem precisar se deslocar de sua casa, ou faltar ao trabalho nesta primeira etapa do processo.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, afirmou que nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), também será possível fazer o cadastro. “Ter a casa própria, ter acesso à oportunidade de um trabalho, isso traz dignidade às pessoas, reforça seu protagonismo na gestão do próprio destino e igualmente na condução da sua família”, destaca a gestora, que também é primeira-dama do Município.

O promotor de Justiça destacou a importância de pensar em projetos que não sejam excludentes, dividindo, por exemplo, as futuras residências em regiões que já contam com infraestrutura básica de saúde, educação e assistência social. Para o prefeito Ari Lafin, o Conselho tem um papel de muita relevância em todos os processos. “Especialmente neste momento, precisamos reforçar a transparência na divulgação das informações relativas à habitação, visto que as propostas disponíveis ainda precisam ser mais trabalhadas para aí, sim, efetivamente, podermos entregar a casa própria a quem precisa”.

Saiba quem são os conselheiros:

CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Secretaria Municipal de Assistência Social

Titular: Marcia Cesco Valendolf

Suplente: Leliane Ameida dos S. Natali

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Titular: Adelso Aguiar

Suplente: Nelson Kummer

Câmara Municipal de Vereadores

Titular: Alan Azevedo Fernandes

Suplente: Veridiana Santos

Lions Clube de Sorriso

Titular: Denis da Silva Sousa

Suplente: Solange Zaine Costa Waltrick

 Casa da Amizade

Titular: Kelly Velho

Suplente: Pietra Perin Hannel

Conselho Evangélico de Sorriso

Titular: Sergio de Sousa Figueiredo

Suplente: João Marçal Da Silva

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Titular: Cleonice de Souza Lima

Suplente: André Rech Feltrin

Secretaria Municipal de Educação

Titular: Aline Borrego Soares

Suplente: Luana Garziele T. Zander Müller

Secretaria Municipal de Agricultura Familiar

Titular: Enivaldo Golmini

Suplente: Wanderson Costa

Secretaria Municipal da Cidade

Titular: Fábio Miguel dos Santos

Suplente: Taise Raquel Paludo Moretto

Associação dos Presidentes de Bairros

Titular: Paulo Sergio Pereira da Silva

Suplente: Antônia Cilene Batista da Silva