“Considero o fim da ‘saidinha’ um avanço legislativo, mas precisamos de muito mais”, afirmou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

Com a aprovação do projeto de lei no Senado, com 62 votos a favor e apenas 2 contra, nesta quarta-feira (21/02), a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, expressou seu apoio ao fim da saída temporária conhecida como ‘saidinha’. A proposta só permite a saída se o detento for estudar, fazer um curso supletivo, por exemplo.

“Considero o fim das saidinhas um avanço legislativo, mas precisamos de muito mais. No caso da prerrogativa para estudar, os reeducandos podem fazer isso dentro do presídio, on-line e sem saidinha. Continuo a cobrar que é preciso leis mais rigorosas no combate à criminalidade em todas as circunstâncias”, afirmou.

Virginia Mendes ressaltou que a medida, além de promover a segurança pública, reafirma o compromisso com a justiça e o respeito às vítimas. “É um passo decisivo na direção certa para garantir que a lei seja cumprida e que os direitos de todos sejam protegidos”, enfatizou.

A proposta tramita no Congresso desde 2013, porém ganhou força nos últimos meses depois de o policial militar Roger Dias ser morto por um preso com benefício pela saidinha em Belo Horizonte no mês de janeiro. Para alguns especialistas, o fim do benefício pode prejudicar a ressocialização dos presos, mas Virginia Mendes discorda, ela lembra que o que importa é a segurança do cidadão.

“Acredito que o sistema deve se concentrar em medidas eficazes de ressocialização dentro dos limites do ambiente prisional, garantindo ao mesmo tempo a proteção da sociedade e o respeito às vítimas e seus direitos. Sabemos que existe risco, porque alguns abusam dessa liberdade temporária para cometer novos delitos, colocando em perigo a segurança pública”, observou.

Veja também

Programa SER Família Solidário vai distribuir 100 mil cestas de Natal para municípios de todo o Estado

Programa A Voz do Povo faz balanço do ano com o promotor criminal Luiz Fernando Pipino

Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso especializado no golpe do falso médico

Força Tática prende suspeito de tentar matar idoso com facada em Tangará da Serra

Polícia apreende maconha e detém dois suspeitos durante Operação Tolerância Zero em Sorriso

Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na recuperação de nove veículos em três dias