Conta de energia em MT é uma das mais altas do país

Mato Grosso ocupa a 11ª posição no ranking de tarifas praticadas por 102 distribuidoras de energia elétrica no país. Com valor médio de R$ 0,88 por quilowatts-hora (kWh), a tarifa convencional vigente no estado desde 08 de abril de 2023 será revisada novamente no próximo dia 8 de abril, informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Atualmente, o valor médio tarifário da energia em Mato Grosso só fica abaixo dos valores mantidos por distribuidoras nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul e Pará, conforme dados disponíveis para consulta pública no site da agência reguladora.

Em 2024 a conta de luz dos brasileiros deve subir aproximadamente 5,6%, segundo projeção do diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. Na semana passada, o diretor-geral da Aneel se reuniu com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) no intuito de buscar alternativas para reduzir o custo tarifário da energia para os consumidores mato-grossenses.

“Conversamos com a Aneel porque o modelo tarifário brasileiro hoje está penalizando sobremaneira o estado. A tarifa de Mato Grosso está entre as 3 mais caras do Brasil, porque somos um estado muito grande, com poucos consumidores e que demanda grandes investimentos em infraestrutura. Todo investimento é pago pelos consumidores, pela tarifa, por isso ela (distribuidora) vai dosando esse investimento. Estamos dialogando com a agência, vamos trabalhar na direção de alteração do modelo tarifário brasileiro”, disse Mendes, durante entrevista coletiva de imprensa na última semana.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, o órgão regulador está buscando integração com os governos federal, estaduais e municipais para enfrentar as adversidades climáticas. A mobilização é buscada após registros de eventos climáticos que afetaram o fornecimento de energia elétrica em diversos estados brasileiros.

Na abertura da 1ª reunião da diretoria colegiada de 2024, nesta terça-feira, 23, Sandoval citou os leilões de transmissão realizados em 2023, a expansão de 10,3 gigawatts (GW) na geração energética puxada por 80% da matriz elétrica brasileira e a realização de leilões de transmissão nos próximos meses, bem como a publicação de agenda regulatória para o período de 2024-2025. (Com informações da Agência Estado).

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal