Coordenador do IBGE Sorriso apresenta mais dados estatísticos e anuncia pesquisa sobre consumo

O programa “A Voz do Povo” recebeu hoje Pedro Spoladore, coordenador regional do IBGE, para uma análise detalhada dos dados mais recentes divulgados pelo órgão. Entre os pontos abordados, Spoladore destacou o Censo, que reforçou a posição de Sorriso como líder entre os maiores produtores agrícolas do país. Além disso, trouxe informações sobre uma nova pesquisa que será iniciada na próxima segunda-feira, com o objetivo de acompanhar o consumo de diversas famílias em todo o Brasil ao longo de um ano.

A pesquisa, que observará os hábitos de consumo das famílias durante uma semana de cada mês, será a primeira a incluir o impacto dos jogos online e de outros gastos digitais na renda familiar. Este estudo é especialmente importante para a avaliação dos índices de preço e os impactos das novas tendências de consumo na economia das famílias.

Outro tema relevante trazido por Spoladore foi a análise das mudanças culturais observadas pelo último Censo. Entre elas, a queda significativa na taxa de natalidade, que aponta para uma tendência de redução no número de filhos por família no Brasil. Essa mudança indica uma possível estabilização da população a partir de 2050, levando o país a um cenário de crescimento populacional mais lento.

Essas atualizações do IBGE revelam não apenas as transformações econômicas e culturais do país, mas também ajudam a traçar políticas públicas que acompanhem a realidade social das famílias brasileiras.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Chefe da Delegacia de PRF em Sorriso fala sobre operação Rodovida

Coordenador da Guarda Municipal Márcio Pires fala sobre novas regras para ciclomotores, bikes e autopropilídos elétricos

Vereadora denuncia problemas estruturais na Arena Sorriso durante o programa A Voz do Povo

Programa MT Iluminado investiu R$ 179 mi e instalou 339 mil luminárias de LED

Contribuintes podem trocar pontos do Nota MT por desconto no IPVA 2026

PM resgata mulher mantida em cárcere privado, após pedir ajuda por bilhete em Lucas do Rio Verde