A pedagoga Ediane Colóssi, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da rede municipal de enisno em Sorriso, falou em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta segunda-feira (19-02). Na oportunidade ela explicou como familiares de estudantes podem contribuir para com a adaptação no reinício ou início das atividades escolares.
Segundo a pedagoga, é normal haver dificuldade de adaptação para alguns alunos, até mesmo em relação ao cardápio, já que os alimentos ofertados nas escolas é diferente do que os pequenos estão acostumados. “É normal, mas é possível a adaptação. Às vezes a criança demora mesmo até uns 15 dias para começar a se alimentar na escola, mas é preciso ter paciência”, explicou.
Ela destaca que as equipes que atendem os estudantes recebem formação adequada para ofertar o melhor acolhimento, ressaltando que é necessário haver cooperação e compreensão por parte das famílias. Para facilitar esta adaptação, segundo Ediane, estudantes foram recepcionados junto com familiares antes do início do período letivo.
Veja a entrevista no vídeo.