Córneas captadas neste domingo (10) em MT podem restaurar a visão de duas pessoas que aguardam por transplante

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste domingo (10.09), a captação de duas córneas, em Mato Grosso.

A doação dos órgãos, com autorização da família do paciente que teve morte encefálica, dá a oportunidade de recuperar a visão de duas pessoas no estado.

O processo para a retirada e doação de tecido iniciou quando a equipe médica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá notificou a Central Estadual de Transplantes sobre um possível doador que estava em morte encefálica.

A partir de então, a equipe da Central esteve envolvida na realização de todos os exames estabelecidos pelo protocolo do diagnóstico de morte encefálica, condição primária para doação de órgãos. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação dos órgãos.

“A SES trabalha incansavelmente na conscientização das famílias sobre doação de órgãos e tecidos e na qualificação dos profissionais da saúde sobre a temática. Ficamos agradecidos em saber que uma ação tão nobre transforma a vida de pacientes de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos no estado.

A gerente da Central Estadual de Transplantes, Cleidiane Gomes, agradeceu a família doadora do tecido e reforçou a importância do gesto.

“À família doadora, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Através desse gesto nobre, duas pessoas terão nova condição de vida e, juntamente com seus familiares, deixarão de sofrer a partir desta doação”, pontuou a gestora.

De janeiro a setembro deste ano, o estado já realizou 128 captações de córneas, beneficiando 128 pessoas.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde