Córneas captadas neste domingo (10) em MT podem restaurar a visão de duas pessoas que aguardam por transplante

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste domingo (10.09), a captação de duas córneas, em Mato Grosso.

A doação dos órgãos, com autorização da família do paciente que teve morte encefálica, dá a oportunidade de recuperar a visão de duas pessoas no estado.

O processo para a retirada e doação de tecido iniciou quando a equipe médica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá notificou a Central Estadual de Transplantes sobre um possível doador que estava em morte encefálica.

A partir de então, a equipe da Central esteve envolvida na realização de todos os exames estabelecidos pelo protocolo do diagnóstico de morte encefálica, condição primária para doação de órgãos. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação dos órgãos.

“A SES trabalha incansavelmente na conscientização das famílias sobre doação de órgãos e tecidos e na qualificação dos profissionais da saúde sobre a temática. Ficamos agradecidos em saber que uma ação tão nobre transforma a vida de pacientes de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos no estado.

A gerente da Central Estadual de Transplantes, Cleidiane Gomes, agradeceu a família doadora do tecido e reforçou a importância do gesto.

“À família doadora, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Através desse gesto nobre, duas pessoas terão nova condição de vida e, juntamente com seus familiares, deixarão de sofrer a partir desta doação”, pontuou a gestora.

De janeiro a setembro deste ano, o estado já realizou 128 captações de córneas, beneficiando 128 pessoas.

Veja também

Programa “A Voz do Povo” recebe Dra. Juliana Siqueira para falar sobre a campanha Fevereiro Roxo e o Alzheimer

SAMU de Sorriso recebe avaliação positiva do representante do Ministério da Saúde durante visita técnica

Organização Mundial de Saúde alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

Secretaria de Saúde promove capacitação para Sistema CNES nesta quinta-feira (22)

Escândalo na administração ortopédica de hospitais públicos revela práticas suspeitas e fraudes em contratos

Sorriso: ação de saúde realizada no Bairro Mário Raiter é avaliada positivamente