Coronavírus cancela 40% dos voos no Marechal Rondon e afeta mais 3 aeroportos de MT

A exemplo das grandes capitais brasileiras, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, já registra uma significativa redução em suas operações por causa da pandemia do coronavírus. Neste domingo (22), dos 61 voos, entre pousos e decolagens que estavam previstos, 25 foram cancelados, o que representa 40,98% do total de voos previstos.

A informação foi confirmada ao PORTAL AGORA MT pela assessoria de imprensa da Centro-Oeste Airports (COA), concessionária que administra o maior aeroporto de Mato Grosso.

Conforme apurou a reportagem, a maior parte das suspensões envolve a empresa Azul, uma vez que ela opera diferentes rotas regionais para cidades polos do Estado. E neste caso, estes voos também estão suspensos temporariamente.

Em nota, a companhia explicou que em virtude da redução na demada de passageiros por causa da pandemia do coronavírus, optou por suspender os voos para os municípios de Alta Floresta, Barra do Garças e Sorriso, todos dentro do Estado. Essa suspensão, a princípio, vai até o dia 30 de junho.

Arthur Santana/Spotteando.br

Avião Latam, Aeroporto Marechal Rondon

A Latam, por sua vez, também reduziu as operações em Mato Grosso, dentro de uma estratégia da companhia aplicada em todo o País.

Em relação ao Marechal Rondon, nesta segunda-feira (23) a empresa está operando com apenas dois voos. Um deles faz a rota Mato Grosso/Brasília e decolou às 5h. O segundo, deixa o solo mato-grossense às logo mais às 17h para ganhar os ares rumo a São Paulo.

Já a GOL informou ao AGORA MT que nesta segunda-feira (23), até às 16h, a companhia registrou o cancelamento de quatro voos em Campo Grande (por ajuste de malha devido à baixa demanda) e realizou a operação normalmente em Sinop – são os destinos onde está presente em Mato Grosso.

Arthur Santana/ Spotteando.br

avião da Gol, aeroporto Marechal Rondon

Conforme a empresa, em seu planejamento anunciado,  reduzirá sua capacidade total em aproximadamente 60 a 70% até meados de junho, sendo uma redução de 50 a 60% no mercado doméstico e uma redução de 90 a 95% no mercado internacional.

 Confira na íntegra as notas da companhias ao AGORA MT

NOTA DA AZUL

Em função da queda na demanda gerada pela propagação do coronavírus, a Azul suspendeu as operações em algumas de suas bases, incluindo Alta Floresta, Barra dos Garças e Sorriso. As suspensões valerão até o dia 30 de junho. A companhia esclarece que já está em contato com os Clientes impactados pelas alterações e ressalta que todos eles serão reacomodados em outros voos.

NOTA DA LATAM
Neste momento, a LATAM continua operando seus voos no Brasil de forma reduzida. Conforme anunciado em 16 de março, devido à crise sem precedentes em todo setor aéreo, o Grupo LATAM Airlines reduziu 40% de todas as suas operações domésticas.

Especificamente no aeroporto de Mato Grosso – Cuiabá nesta segunda-feira (23), a companhia está operando com 2 voos nas seguintes rotas:

– Voo LA 3599 – Mato Grosso/Brasília – decolou as 5h

– Voo LA 3311 – Mato Grosso/São Paulo (Guarulhos) – decolagem prevista para as 17h

A companhia esclarece ainda que fatores operacionais podem alterar a programação do dia e recomenda que os clientes consultem o estado de seus voo diretamente por este link no site da companhia.

NOTA DA GOL

A programação de voos da GOL está passando por ajustes constantes que visam garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude da malha aérea. Nesta segunda-feira (23/3), até às 16h, a Companhia registrou o cancelamento de quatro voos em Campo Grande (por ajuste de malha devido à baixa demanda) e realizou a operação normalmente em Sinop –são os destinos onde está presente no Mato Grosso.

Em seu planejamento anunciado, a GOL reduzirá sua capacidade total em aproximadamente 60 a 70% até meados de junho, sendo uma redução de 50 a 60% no mercado doméstico e uma redução de 90 a 95% no mercado internacional.

Sobre a remarcação de bilhetes, a Companhia ressalta que está em contato com todos os Clientes afetados para remanejar suas viagens, sem custos adicionais.

As orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 30 de setembro de 2020 são:

Cancelamento e crédito – O Cliente poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

Remarcação – Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de um ano, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso – Ao optar por cancelar viagens e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Compra com tranquilidade – Caso o Cliente queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para compras realizadas até 30 de setembro de 2020.

Mais tempo – A GOL sugere que os Clientes realizem as modificações do seu voo e obtenham mais informações nos canais digitais, voegol.com.br e app GOL. A Central de Relacionamento com o Cliente 0300 115 2121 também estará à disposição, e priorizará os passageiros com voos marcados em até 72 horas.

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