Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Nesta quarta-feira (24), durante uma entrevista no programa A Voz do Povo, o Tenente Thiago, especialista em prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros de Sorriso, trouxe à tona a importância da preparação de aceiros em meio ao período de estiagem.

Com vasta experiência na área, o Tenente Thiago enfatizou que muitas vezes o momento de preparo dos aceiros coincide com o período de ocorrência dos incêndios. O ideal, segundo ele, é realizar esse serviço antes do início da estiagem, enquanto a palhada nas lavouras ainda não está completamente seca.

“É fundamental estar ciente de que o momento mais propício para a criação de aceiros é antes da chegada da estiagem. Isso ajuda a prevenir que os incêndios florestais se alastrem, protegendo áreas importantes”, explicou o tenente durante a entrevista.

Além disso, o Tenente Thiago reforçou a proibição das queimadas em áreas urbanas durante todo o ano. No entanto, no campo, devido à previsão de uma estiagem prolongada em 2024, o período proibitivo será estendido de julho a novembro.

Essas medidas visam garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente, uma vez que os incêndios florestais representam uma ameaça significativa para a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades.

Diante disso, é essencial que os moradores estejam conscientes sobre a importância da prevenção e tomem as medidas necessárias para proteger suas propriedades e o meio ambiente durante o período de estiagem.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso discute criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Outubro Rosa: Dr. Felipe De Bem destaca importância dos exames preventivos à saúde da mulher

Economia em alta: IBGE aponta crescimento acima da média em Mato Grosso e estabilidade no país

Estudantes do CEMEB Sorriso conquistam ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica

Eleitores de Sorriso são chamados para realizar cadastramento biométrico obrigatório

Sorriso busca solução definitiva para destinação de resíduos sólidos após novos focos de incêndio no DMEG