O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início, nesta segunda-feira (22.07), à fase presencial e prática do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Incêndio Florestal. O curso é realizado em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e conta com a participação de bombeiros militares de 12 estados brasileiros.
Nesta primeira fase, 16 bombeiros militares dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, além de Mato Grosso, estão presentes para as atividades teóricas e práticas do programa.
O comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira, destacou que a realização do curso não apenas fortalece os investimentos do Governo de Mato Grosso na elaboração e execução do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais (PPCDIF) mas também é uma oportunidade de repassar conhecimentos avançados e ferramentas essenciais para uma gestão preventiva e eficaz dos incêndios florestais.
“O objetivo é capacitar os participantes com as melhores práticas que desenvolvemos ao longo dos anos, proporcionando-lhes uma visão do planejamento territorial e a aplicação de critérios de eficiência econômica e ambiental nas operações de combate. Ao compartilhar essas experiências, esperamos fortalecer a preparação e a resposta a esses eventos, contribuindo para a mitigação dos impactos que os incêndios florestais podem causar”, declarou o comandante-geral.
O coordenador da pós-graduação do IFMT, Adriano Breuning, reforçou a importância da parceria da corporação com a instituição de ensino.
“Somos uma instituição centenária, com ensino profissional e tecnológico. Somente na Baixada Cuiabana, nós somos quatro unidade e agradecemos a parceria com o Estado. Colaborar para a formação é de extrema importância para nós”, assegurou o coordenador.
O coordenador do curso, tenente-coronel Marco Aurélio Aires, afirmou que a capacitação visa qualificar os oficiais para liderarem operações complexas e enfrentarem os desafios emergentes durante a gestão de grandes incêndios florestais. Isso inclui a capacidade de coordenar de forma eficaz equipes em ambientes dinâmicos e desafiadores e a aplicação de estratégias avançadas de manejo do fogo.
“Os participantes serão preparados para tomar decisões rápidas e precisas, considerando a segurança das equipes, a proteção ambiental e a eficiência operacional. Desta forma, ao final do curso, estarão aptos a liderar ações, desenvolver e implementar planos abrangentes de prevenção e resposta”, ressaltou o tenente-coronel.
Ao todo, a pós-graduação possui 470 horas de formação, sendo 410 horas de aulas teóricas e 60 horas de atividades complementares. As instruções teóricas serão realizadas no Batalhão de Emergências Ambientais e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, enquanto as práticas acontecerão nos municípios de Chapada dos Guimarães e Poconé, incluindo uma visita técnica à Base do Posto de Comando Conjunto da Operação Pantanal.
O encerramento desta primeira etapa do curso será no dia 02 de agosto. Já o segundo período está previsto para ocorrer de 14 a 25 de outubro, com a presença de mais 32 alunos.