O Corpo de Bombeiros de Sorriso foi acionado na manhã desta quinta-feira (23) após moradores avistarem uma cobra de grande porte, possivelmente uma sucuri, em uma área de mata próxima a um bairro da cidade. A guarnição orienta a população a não se aproximar nem tentar interagir com o animal, que está em seu habitat natural e não oferece risco à comunidade.
Na manhã desta quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Sorriso foi acionado para atender uma ocorrência envolvendo uma cobra de grande porte avistada em uma área de mata de um bairro da cidade. De acordo com a sargento Daiane, o chamado foi feito por um morador que percebeu o animal próximo à estrada, em local visível da via pública.
“A princípio, seria uma sucuri. Ela está em uma região de mata, mas pode ser vista da rua. As pessoas acabam se aproximando, querendo interagir com o animal, o que não orientamos de maneira nenhuma”, destacou a sargento.
A guarnição foi até o local para avaliar a situação e constatou que a cobra está alimentada e apenas buscando um espaço ensolarado para se aquecer. “Percebemos que ela se alimentou recentemente, está mais lenta e permanece parada no local fazendo a digestão. Por isso, pedimos encarecidamente que a população não vá até lá e, principalmente, não tente tocar ou interagir com o animal”, reforçou.
Segundo Daiane, a solicitação de captura foi recusada porque o animal está em seu habitat natural. “Não há motivo para retirá-la da mata. Conversamos com a veterinária doutora Lilian, responsável técnica da Secretaria de Meio Ambiente, e ela concordou que o correto é deixá-la onde está”, explicou.
A orientação do Corpo de Bombeiros é clara: manter distância, não provocar o animal e, em hipótese alguma, tentar feri-lo. “Além do risco desnecessário, quem causar qualquer dano à cobra pode responder por crime de maus-tratos”, finalizou a sargento.
Recomendação: em caso de avistamento de animais silvestres, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, evitando qualquer aproximação