Peixoto de Azevedo

Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso desmantela esquema criminoso em Peixoto de Azevedo

Na manhã desta quarta-feira (17.04), a Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso lançou a Operação Diaphthora, desencadeando uma série de ações para dar cumprimento a 12 ordens judiciais. Essas medidas foram decretadas no âmbito de investigações que revelaram um esquema delituoso orquestrado por um delegado e um investigador de polícia no município de Peixoto de Azevedo.

A operação, que contou com dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão, além de três medidas cautelares, teve como alvo servidores suspeitos de envolvimento em crimes como corrupção passiva, associação criminosa e advocacia administrativa.

As investigações tiveram início após denúncias recebidas pelo Núcleo de Inteligência da Corregedoria Geral, indicando a participação de policiais civis, advogados e garimpeiros da região de Peixoto de Azevedo em práticas ilícitas, como solicitação de vantagens indevidas, advocacia administrativa e assessoramento de segurança privada por parte de autoridades policiais, caracterizando a formação de uma associação criminosa na localidade.

Com o avanço das investigações, identificaram-se os servidores envolvidos no esquema criminoso, destacando-se o delegado titular da Delegacia de Peixoto de Azevedo e um investigador da unidade, além de colaboradores advogados e garimpeiros locais.

No decorrer do inquérito, ficou evidente que a associação criminosa operava diversos esquemas, incluindo a solicitação de pagamentos indevidos para liberação de bens apreendidos, exigência de “diárias” para hospedagem de presos nas instalações da delegacia e pagamentos mensais em troca de influência sobre procedimentos criminais em andamento na unidade policial. Essas práticas conduziram à caracterização de um verdadeiro “gabinete do crime”.

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral, reafirma seu compromisso com a integridade e a transparência institucional ao desmantelar esse esquema criminoso. A operação evidencia o caráter republicano da instituição, que se empenha em investigar e responsabilizar seus membros, além de promover a desarticulação de associações criminosas que atuam de maneira clandestina na estrutura estatal, prejudicando a credibilidade das ações policiais no município.

Operação Diaphthora: a luta contra a corrupção

O nome “Diaphthora” dado à operação é uma alusão à corrupção na língua grega, remetendo à ideia de um organismo maligno que, ao se infiltrar no corpo humano, causa a destruição dos órgãos pela sua ação nefasta. Essa metáfora reflete as consequências devastadoras que a corrupção tem quando praticada por servidores públicos, minando a integridade e os princípios institucionais da Polícia Judiciária Civil.

A Corregedoria-Geral expressa sua gratidão pelo apoio recebido da Diretoria Geral da Polícia Civil, da Diretoria de Atividades Especiais, da Delegacia Fazendária, da Gerência de Combate ao Crime Organizado e da Gerência de Operações Especiais, bem como da Diretoria do Interior, da Diretoria de Inteligência, do Poder Judiciário e do Ministério Público da Comarca de Peixoto de Azevedo, que foram fundamentais para o sucesso da operação.

Veja também

Sorriso: PRF detém foragido da justiça por tráfico de drogas em ônibus na BR-163

Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisão e buscas contra investigado por morte de funcionário em fazenda

Sorriso: PM prende dois em operação e apreende armas de facção criminosa

PM apreende adolescente que dirigia carro com 120 quilos de maconha

Polícia Civil prende padrasto que abusou sexualmente da enteada durante quatro anos

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado