Covid-19: dose de reforço pode ser aplicada agora após quatro meses

O Ministério da Saúde alterou a recomendação sobre a dose de reforço para pessoas com idades entre 18 e 60 anos. Ele reduziu o intervalo entre a conclusão do ciclo vacinal e a nova dose de cinco para quatro meses.

Segundo comunicado do ministério, a decisão foi tomada visando ao “aumento da proteção de todos os brasileiros contra a variante Ômicron”. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, a dose de reforço é importante para dificultar a circulação de novas variantes no país.

Imunizante

A orientação é que a dose de reforço seja feita com o imunizante do consórcio Pfizer-BioNTech. A preferência é para essa marca, mas os da Janssen e da Oxford-AstraZeneca também poderão ser utilizados, a depender da disponibilidade.

Na sexta-feira (17), o Ministério da Saúde divulgou resultado de estudo realizado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, sobre a eficácia das diferentes marcas para a aplicação da dose de reforço.

Segundo as análises realizadas por pesquisadores que participaram da pesquisa, a vacina da Pfizer-BioNTech pode ampliar em até 175 vezes a quantidade de anticorpos de uma pessoa, o maior índice entre as marcas utilizadas no Brasil.

Veja também

Homem tem perna fraturada após colisão entre carro e moto no centro de Sorriso

Guarda Municipal detém jovem sem habilitação que fugiu de abordagem

Pesquisa identifica baixa prevalência do Vírus Linfotrópico T Humano em doadores de sangue

Caminhão da coleta de lixo pega fogo e motorista age rápido para evitar tragédia

Criminosos quebram vitrine e furtam motocicleta BMW de loja em Sorriso

Forças de segurança realizam operação após denúncia de perturbação de sossego no centro de Sorriso