Covid 19 – pacientes estão sendo atendidos nas Unidades de Saúde em Sorriso, diz secretário

A informação é uma resposta do Secretário Municipal de Saúde, Devanil Barbosa a questionamentos vários que tem chegado por meio do Fala Cidadão no programa A Voz do Povo da Sorriso FM.

Questionado sobre qual procedimento devem adotar pacientes com suspeita da doença, já que o Hospital de Campanha foi desativado, ele explicou que o enfrentamento à Covid 19 está sendo feito dentro da chamada rede de sentinelas.

“A partir do momento em que houve a queda no número de casos e avanço na vacinação, conseguimos descentralizar. Foi desmobilizado o Hospital de Campanha e descentralizamos para os Postos de Saúde da Família, que estão mais próximos à comunidade. Quando o profissional tem a suspeita de paciente com Covid ele encaminha dentro do protocolo determinado, para a coleta de exames no AME. Feita a testagem, positivado, é notificado e encaminhado a um profissional para encaminhamento e dar conduta terapêutica e é informado o estado sobre o caso positivo”, disse Devanil.

Segundo o secretário, o protocolo é claro e definido para todas as unidades de saúde. “Se há suspeita de Covid, encaminha para o AME fazer coleta do exame. Da UPA também. Se positivou receberá terapêutica indicada”.

Caso os exames resultem negativos, de acordo com o secretário, o paciente segue sendo acompanhado por 7 a 8 dias.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo anuncia negociação de R$ 50 milhões para novo Hospital Regional em Sorriso

Vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Sorriso a partir de hoje

Sorriso: bebês passam a receber vacina meningocócica ACWY a partir de julho nas unidades de saúde

Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso recebem projeto de saúde mental

Chikungunya lidera casos confirmados entre arboviroses em Sorriso, aponta boletim atualizado

Morbach Nutri amplia produção e terceiriza comercialização da linha fitoterápica