Covid 19 – pacientes estão sendo atendidos nas Unidades de Saúde em Sorriso, diz secretário

A informação é uma resposta do Secretário Municipal de Saúde, Devanil Barbosa a questionamentos vários que tem chegado por meio do Fala Cidadão no programa A Voz do Povo da Sorriso FM.

Questionado sobre qual procedimento devem adotar pacientes com suspeita da doença, já que o Hospital de Campanha foi desativado, ele explicou que o enfrentamento à Covid 19 está sendo feito dentro da chamada rede de sentinelas.

“A partir do momento em que houve a queda no número de casos e avanço na vacinação, conseguimos descentralizar. Foi desmobilizado o Hospital de Campanha e descentralizamos para os Postos de Saúde da Família, que estão mais próximos à comunidade. Quando o profissional tem a suspeita de paciente com Covid ele encaminha dentro do protocolo determinado, para a coleta de exames no AME. Feita a testagem, positivado, é notificado e encaminhado a um profissional para encaminhamento e dar conduta terapêutica e é informado o estado sobre o caso positivo”, disse Devanil.

Segundo o secretário, o protocolo é claro e definido para todas as unidades de saúde. “Se há suspeita de Covid, encaminha para o AME fazer coleta do exame. Da UPA também. Se positivou receberá terapêutica indicada”.

Caso os exames resultem negativos, de acordo com o secretário, o paciente segue sendo acompanhado por 7 a 8 dias.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril