Crédito consignado e transporte aéreo são temas do primeiro dia da Reunião Técnica de Procons

Representantes de Procons Municipais e do Procon Estadual participam, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17.12), de Reunião Técnica de Procons. A capacitação, que acontece de forma online, é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Procon-MT, e tem o objetivo de discutir temas relacionados à proteção e defesa do consumidor e à atuação do órgão fiscalizador no Estado.

Durante a abertura, o secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo Taques, destacou a importância do trabalho integrado entre os Procons para promover a defesa do consumidor mato-grossense.

“O objetivo da reunião técnica é discutir assuntos atuais que impactam os consumidores e que merecem atenção especial dos Procons. Nos últimos dois anos, tivemos muitos desafios e precisamos buscar as formas mais adequadas para superar as dificuldades advindas da pandemia. Neste encontro trataremos dos principais problemas que afetam os consumidores. Entre eles os assuntos financeiros e o crédito consignado, que registraram grande aumento de reclamações nos Procons”, explica o secretário.

Após a abertura, a capacitação prosseguiu com palestra sobre “Autorregulação e boas práticas em matéria de crédito consignado”, com o gerente de normas da Diretoria de Auto Regulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Evandro Zuliani.

Durante a palestra, o gerente destacou a importância da troca de experiência com o Procon e com os órgãos que atuam na defesa do consumidor. “Há anos temos problemas relacionados a crédito e cartão consignado. A Febraban atua no combate à abusos e assédio aos consumidores. Trabalhamos junto a nossos associados para melhorar a transparência e levar informações aos consumidores, pois essas medidas resultam em fortalecimento do produto”, informou.

Na sequência, o gerente de Regulação das Relações de Consumo, Cristian Vieira dos Reis, e o gerente técnico de Educação para Consumo e Qualidade dos Serviços Aéreos, Giovani Hilário Moreira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), falaram sobre “Direitos e deveres dos passageiros”. Sistema da aviação civil, regulação econômica do setor de transporte aéreo e das relações de consumo, organização da Anac, normas pertinentes ao setor, direitos e deveres dos consumidores e impactos da pandemia foram alguns dos assuntos discutidos na palestra.

De acordo com os representantes da Agência Nacional, a intenção foi trazer informações úteis e que possam agregar aos serviços prestados pelos Procons aos consumidores. “Queremos ampliar a comunicação e estabelecer diálogo permanente com os órgãos que trabalham com a defesa do consumidor. Isso é importante para conhecermos os problemas enfrentados pelos passageiros e buscarmos soluções adequadas para melhor atender a população”, destaca Cristian.

O gerente técnico de Educação para Consumo e Qualidade dos Serviços Aéreos da Anac tratou das legislações pertinentes aos direitos e deveres dos consumidores, destacando o direito à informação, que deve ser prestada de forma clara e em linguagem acessível.

“Isso é importante durante toda a prestação do serviço, ou seja, desde a compra da passagem até depois do voo. Os consumidores têm direito à transparência da informação sobre preço e regras da passagem que adquire; à informação e assistência durante a viagem, especialmente em caso de interrupção do serviço; e, depois do voo, de mecanismo eficiente de recebimento de reclamações e informação sobre procedimentos de reparação”, explica Giovani.

Programação de sexta-feira (17.12)

8h às 9h: “Transporte intermunicipal”, com a coordenadora reguladora de ouvidoria da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Clarice Aparecida Zunta.

9h às 10h: “Golpes contra o consumidor”, com o delegado titular da Delegacia de Direitos do Consumidor (Decon), Rogério Ferreira.

10h às 11h:  “Implantação de conselho de defesa dos consumidores nos municípios”, com o presidente do Condecon Estadual, Fábio Nunes, e o representante do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados, Demarcio Eurides Guimarães.

11h às 12h: “Desafios da defesa do consumidor no cenário pandêmico”, com o superintendente do Procon-GO, Alex Augusto Vaz.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso