Criança de 11 anos com suspeita de meningite é monitorada

Uma criança de 11 anos, internada no Hospital Santa Casa de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), é monitorada com suspeita de meningite viral. Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda exames complementares para confirmar ou descartar a doença.

No sábado (3), uma criança de 9 anos morreu com suspeita de meningite viral na Santa Casa de Rondonópolis. No entanto, em nota, a pasta informou que exames descartaram a suspeita. Conforme o comunicado, a morte da criança foi definida como encefalite viral.

Em março deste ano, dois casos de meningite viral foram registrados em Rondonópolis, sem morte registrada. Porém, o superintendente de Saúde Coletiva do Município, Paulo Padin, ressalta que não existe surto da doença na cidade.

“É importante destacar que a Secretaria de Saúde atua sempre com responsabilidade e cautela na divulgação de informações sobre casos de doença, sempre baseada em exames que comprovem os casos e somente após confirmação dos mesmos”, diz.

Vacinação

Forma de prevenção é completando a vacina contra a meningite, que são a meningo C, meningo ACWY, que previnem a meningite bacteriana. Meningo C deve ser tomada com 3 meses (primeira dose), 5 meses (segunda dose) e um ano (reforço). Caso a criança não tenha recebido as doses no primeiro ano de vida, a vacina meningo C pode ser tomada ainda entre um e 5 anos.

Já a vacina meningo ACWY está disponível para crianças de 11 a 12 anos. As vacinas são gratuitas e podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde.

Veja também

Vício em jogos foi tema de entrevista com Psiquiatra no programa A Voz do Povo

Covid-19: “Imunização periódica é a maior arma contra a doença”, diz infectologista

Prefeitura de Sorriso entrega ônibus avaliado em R$ 1,1 milhão para transporte de pacientes

Dia D de vacinação contra Poliomielite em Sorriso aplica mais de 4,5 mil doses

Banco de Sangue de Sorriso promove campanha especial de doação nesta semana

Especialista em fitoterapia, Edson Morbach, destaca benefícios dos medicamentos naturais durante entrevista