Criança de 11 anos com suspeita de meningite é monitorada

Uma criança de 11 anos, internada no Hospital Santa Casa de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), é monitorada com suspeita de meningite viral. Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda exames complementares para confirmar ou descartar a doença.

No sábado (3), uma criança de 9 anos morreu com suspeita de meningite viral na Santa Casa de Rondonópolis. No entanto, em nota, a pasta informou que exames descartaram a suspeita. Conforme o comunicado, a morte da criança foi definida como encefalite viral.

Em março deste ano, dois casos de meningite viral foram registrados em Rondonópolis, sem morte registrada. Porém, o superintendente de Saúde Coletiva do Município, Paulo Padin, ressalta que não existe surto da doença na cidade.

“É importante destacar que a Secretaria de Saúde atua sempre com responsabilidade e cautela na divulgação de informações sobre casos de doença, sempre baseada em exames que comprovem os casos e somente após confirmação dos mesmos”, diz.

Vacinação

Forma de prevenção é completando a vacina contra a meningite, que são a meningo C, meningo ACWY, que previnem a meningite bacteriana. Meningo C deve ser tomada com 3 meses (primeira dose), 5 meses (segunda dose) e um ano (reforço). Caso a criança não tenha recebido as doses no primeiro ano de vida, a vacina meningo C pode ser tomada ainda entre um e 5 anos.

Já a vacina meningo ACWY está disponível para crianças de 11 a 12 anos. As vacinas são gratuitas e podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde.

Veja também

Hospitais Regionais de Sorriso e Colíder recebem equipamentos para cirurgias mais seguras e menos invasivas

Médica Oncologista fala sobre prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, motivo da campanha Julho Verde

Menos da metade do público idoso tomou influenza em 42 municípios de MT

Secretaria Estadual de Saúde homologa resultado final de concurso público

Boletim de Arboviroses segue alertando para aumento nos casos de Dengue e Chikungunya em Sorriso

Secretário de Saúde fala sobre início das atividades no Centro de Hemodiálise de Sorriso