Criança de 5 anos vítima de acidente de ônibus que deixou 8 mortos em MT tem alta hospitalar

Uma das vítimas do acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-163, na região norte do estado, recebeu alta hospitalar. O acidente, que aconteceu na última terça-feira (17), dia levou a morte de oito passageiros e aconteceu entre Sorriso e Sinop. Eram 45 passageiros no ônibus.

Quatro vítimas do acidente foram encaminhadas para o Hospital Regional de Sinop. Uma delas já recebeu alta, a Maria Eduarda, de 5 anos. Ela foi hospitalizada com um coágulo de sangue no cérebro, mas já foi para casa.

A mãe dela, Ângela Fátima de Souza, de 47 anos, e o irmão, Raul Vitor, de 11 anos, continuam internados.

O menino foi internado em estado grave.  Ângela quebrou o braço, uma das pernas e uma vértebra. Ela está com complicação nos rins e pâncreas.

Já o motorista do ônibus, Edimilson Pereira Campos, de 54 anos, continua internado e apresentou uma melhora no quadro de saúde.

Conforme as informações, ele está com a pressão estável, a saturação também está normalizada e não foi necessária a aplicação de adrenalina nele. Também foi retirado um dos drenos que foram colocados no pulmão do Edimilson e ele não teve piora no quadro de saúde nas últimas 24 horas.

De acordo com a secretaria de estado de saúde os pacientes que foram encaminhados para o Hospital Regional de Sorriso já receberam alta médica.

O acidente

Segundo o superintendente da PRF, Francisco Élcio Lucena, as informações iniciais apontaram que o motorista do ônibus teria dormido ao volante.

“O motorista estava com uma jornada de mais de 10 horas. Ele saiu à meia noite de Cuiabá e teve um problema em Lucas do Rio Verde (MT), ficou parado quatro horas e, após às 11h se envolveu no acidente. Então acreditamos que o motorista cochilou no volante e invadiu a pista contrária”, afirma.

O perito Leandro Valendorf explicou que em uma das pistas havia uma marca de frenagem produzida pelo ônibus, que indica que o coletivo invadiu a pista contrária. Ele explicou também que a alta velocidade não foi a causa do acidente, inicialmente.

O ônibus havia saído de Cuiabá com destino a Sinop, a 503 km da capital, e faria a última parada antes da chegada. O acidente ocorreu entre Sinop e Sorriso. Já a carreta havia partido de Sinop com destino a Rondonópolis.

O delegado de Sinop e Vera, responsável pela investigação, Paulo César Brambilla Costa, afirma que a Polícia Civil ainda está coletando informações e em busca das testemunhas.

“São vários elementos que temos que coletar. As investigações estão no início, as testemunhas já vieram a delegacia e no final de tudo, será determinada a possível responsabilidade criminal. Toda a investigação será encaminhada ao Poder Judiciário, mas ainda está no início. A princípio o crime seria de homicídio culposo na direção de veículo, previsto no Código de Trânsito Brasileiro”, explica.

O motorista do veículo ficou preso às ferragens e teve o braço amputado no momento da batida, mas foi encontrado com vida. Ele está internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a PRF, o ônibus transportava 45 passageiros.

De acordo com o gerente da empresa Itamarati, responsável pelo ônibus, o veículo é de 2021, enviado para a empresa no passado. Ele afirma que a manutenção está em dia, inclusive ainda no período de garantia.

Veja também

MPMT pressiona autoridades locais para reduzir acidentes de trânsito em Sorriso

Sorriso: acidente na Estrada do Pontal do Verde deixa dois feridos; um deles em estado grave

Sorriso: Operação Lei Seca resulta em multas e prisões por condução sob influência de álcool

Filho é morto pelo próprio pai após desentendimento em Sinop

Acidente entre carreta e automóvel deixa cinco feridos na BR-163 entre Sorriso e Sinop

BR-163: acidente em Guarantã do Norte deixa vítima fatal