A sala de formação da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta segunda-feira (19), o curso “Brigada de Incêndio: prevenção, preparação e resposta a emergências”, voltado aos colaboradores do CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico.
A capacitação segue as diretrizes da NR 23 e contou com carga horária total de 24 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. Ao longo do treinamento, os participantes receberam orientações sobre prevenção e combate a incêndios, uso correto de equipamentos, procedimentos de evacuação, além de noções de primeiros socorros.
O objetivo é preparar os servidores para agir com segurança em situações de risco, preservando vidas, o patrimônio público e a edificação onde trabalham, mas também garantindo um atendimento adequado ao público que frequenta o local diariamente.
“Esse tipo de treinamento é fundamental porque capacita o servidor não só a proteger o local de trabalho, mas também a agir corretamente em situações de emergência envolvendo a população. Muitas vezes, o primeiro atendimento acontece antes mesmo da chegada das equipes de resgate, e saber como agir pode salvar vidas”, afirmou o cabo Everton do Corpo de Bombeiros.
Além de reforçar a segurança interna do CAF, a iniciativa amplia a capacidade de resposta dos profissionais em eventuais ocorrências, contribuindo para um ambiente mais seguro tanto para servidores quanto para a comunidade atendida.