Curso de Gestão de Museus e Espaços Culturais acontece na próxima semana em Sorriso

Em entrevista ao programa A Voz do Povo, a artista Jéssica Escobar destacou que a oficina tem como objetivo fortalecer a gestão cultural em Sorriso e orientar sobre a importância do plano museológico, essencial para a organização e preservação dos acervos.

O Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser sediará, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, o curso “Gestão de Museus e Espaços Culturais”, uma iniciativa gratuita e com certificação que promete capacitar profissionais e apaixonados por cultura, arte, história e educação. As aulas acontecem das 18h às 21h, com vagas limitadas, e as inscrições já estão abertas — basta comentar “Quero participar” ou acessar o perfil @jessicaescobar.arte para garantir a inscrição.

Em entrevista ao programa A Voz do Povo, nesta terça-feira (07), a artista Jéssica Escobar, que integra a organização do evento, destacou que o curso tem como objetivo fortalecer a gestão cultural no município e orientar instituições locais sobre a importância do plano museológico — um documento essencial que define a missão, visão, objetivos e até os cuidados com o acervo de um museu.

A formação será conduzida pelas instrutoras Viviene Lozi e Ana Lourdes, profissionais com experiência na área cultural e patrimonial. Durante a oficina, os participantes aprenderão sobre:

  • Conceitos e etapas do planejamento estratégico;

  • Elaboração de missão, visão e metas;

  • Uso de ferramentas de diagnóstico institucional;

  • Definição de indicadores de impacto e desempenho;

  • Alinhamento da gestão cultural com políticas públicas;

  • Metodologias participativas e práticas aplicadas;

  • E exemplos reais com exercícios colaborativos.

O curso integra o Festival da Cultura, promovido com apoio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (SEMCT).

📍 Local: Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser
📅 Data: 13 a 17 de outubro de 2025
🕕 Horário: das 18h às 21h
🎓 Gratuito, com certificado e vagas limitadas

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Patrulha Maria da Penha intensifica ações e já realizou mais de 500 atendimentos em Sorriso em 2025

Campanha solidária em Sorriso arrecada doações para famílias atingidas por furacão no Paraná

Secretário de Agricultura Familiar busca novos projetos e tecnologias para o campo em Sorriso

Fiscalização flagra motorista com Guia de Trânsito Animal (GTA) falso

Polícia Civil de Sorriso cumpre mandado em apoio à operação “Domínio Fantasma” deflagrada em Cuiabá

Suspeito invade residência e tenta matar homem a facadas no Bela Vista