Curso de Inteligência Ambiental capacita servidores para combate a crimes ambientais em MT

Aprofundamento teórico de conteúdos, procedimentos especializados, e técnicas operacionais de inteligência com foco no combate aos crimes ambientais no estado de Mato Grosso fazem parte dos assuntos debatidos no 1º Curso Básico de Inteligência Ambiental, realizado pela Polícia Civil, para cerca de 50 profissionais de Segurança Pública, entre os dias 19 a 23 de junho em Cuiabá.

A abertura do curso, idealizado e desenvolvido pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Diretoria de Inteligência e Academia de Polícia (Acadepol), foi realizada na manhã desta segunda-feira (19.06), reunindo profissionais da área de inteligência e diversas autoridades ligados a órgãos de defesa do meio ambiente.

A capacitação conta com apoio do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Entre os participantes estão 49 profissionais de inteligência, entre policiais civis, policiais militares, policiais rodoviários federais, bombeiros militares, servidores da Sema, Ibama, Gaeco e do Mapa, com a finalidade de aprimorar conhecimentos e intensificar o combate aos crimes ambientais no auditório mato-grossense.

Na abertura do evento, a delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que desde os primórdios, o conhecimento e o tratamento da informação são ferramentas fundamentais para existência da própria humanidade, e que desta forma, produzir e salvaguardar, são princípios da inteligência que podem assessorar tomadas de decisões em nível estratégico em questões de segurança e no combate aos ilícitos ambientais.

“A Polícia Civil de Mato Grosso vem buscando incansavelmente meios e ferramentas para uma investigação robusta, com resultados satisfatórios e o combate aos crimes ambientais também está inserida nesse contexto de melhoria e excelência de resultados”, disse a delegada.

A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, destacou o tamanho territorial do estado de Mato Grosso como um grande privilégio e também como um grande desafio no combate aos crimes ambientais.

“Todos nós já ouvimos falar sobre a grande extensão do nosso estado, que chega a ser maior que muitos países. É nesse cenário que nós, atores da Segurança Pública, temos que trabalhar e combater os ilícitos da área de meio ambiente. Essa responsabilidade exige que nossos profissionais estejam cada vez mais capacitados e cada vez mais prontos desenvolverem investigações de qualidade, robustas e que podem mudar a história do nosso estado e dos que aqui vivem”, destacou.

O secretário adjunto de inteligência, Valter Furtado Filho, destacou que a gestão atual tem como foco trabalhar o conhecimento para passar de base para as demais diretorias de inteligência. “O investimento será focado em softwares para podermos dar um resultado mais qualificado. A ideia é que a Agência Central de Inteligência do Estado possa dar apoio a todas as demais unidades de inteligência, tanto com material humano, quanto com equipamentos que tragam amplitude aos trabalhos desenvolvidos”, disse o secretário.

A secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, elogiou a iniciativa do curso e destacou que não poderia deixar de prestigiar todos aqueles que receberam o desafio de combater os ilícitos penais no estado de Mato Grosso, que é tão grande, quanto a sua extensão territorial.

“Na última semana participamos de um evento em Brasília em que Mato Grosso foi destaque pelas estratégias que vem usando para melhorar a eficiência no combate aos ilícitos ambientais. No âmbito da rede que mais tem se investido em tecnologia para transformar o modo como realiza o enfrentamento aos mais diversos ilícitos, mas em especial, com foco na proteção ao meio ambiente. Tivemos a oportunidade de buscar essas estratégias para demonstrar como o estado de Mato Grosso internalizou essa tecnologia e procedimentos padrões e transformou a atuação no combate aos ilícitos ambientais”, frisou a secretária.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC