Curta-metragem contará a história de Tereza de Benguela

O projeto se baseia em mostrar o papel de Tereza frente ao Quilombo do Quariterê

Uma nova produção mato-grossense irá contar a história da líder quilombola, Tereza de Benguela. O curta-metragem, do cineasta Salles Fernandes vai mostrar o papel de Tereza e seus últimos dias frente ao Quilombo do Quariterê.

O projeto, que passou pelo crivo de um grupo de artistas de Sorriso, foi um dos dez selecionados no edital 010/2021 – Audiovisual do Governo do Estado do Mato Grosso, que visa fomentar o cinema no Estado.

Tereza viveu no século XVIII e foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho até ser assassinado por soldados do Estado. O local também era conhecido como Quilombo do Quariterê, às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia). Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso e sob o comando de Tereza criou um sistema de parlamento, algo inovador para a época.

“Será um grande desafio contar a história dessa heroína que viveu em Mato Grosso. Seus feitos e seu legado precisam ganhar vida no cinema”, destaca o cineasta.

Para a produção, a direção de arte planeja construir cenários com as características da época, como a reprodução do quilombo. A equipe já prepara uma audição para escolha do elenco que irá participar do curta. Atores de renome nacional estão sendo cotados para integrar o elenco.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

cavalhada de poconé rais reis

Cavalhada de Poconé ocorre neste domingo (26) após dois anos de hiato

artista mt onça

Artista de MT vai expor escultura de onça em Nova York

artesanato

Carteira do artesão abre oportunidades de negócios para empreendedores de MT

andrei e ganhador 2

Promoção Saúde da Sorte da Nebrasca entrega um caminhão de prêmios para ganhador de Sorriso

Mosaico - cultura3

Inscrições para editais de fomento à cultura terminam nesta terça (31)

Festival-de-praia-cortado-Sinop-maio-2022-assessoria-990x556

Sinop voltará a ter tradicional festival de praia; aniversário e réveillon com shows nacionais