Curta-metragem contará a história de Tereza de Benguela

O projeto se baseia em mostrar o papel de Tereza frente ao Quilombo do Quariterê

Uma nova produção mato-grossense irá contar a história da líder quilombola, Tereza de Benguela. O curta-metragem, do cineasta Salles Fernandes vai mostrar o papel de Tereza e seus últimos dias frente ao Quilombo do Quariterê.

O projeto, que passou pelo crivo de um grupo de artistas de Sorriso, foi um dos dez selecionados no edital 010/2021 – Audiovisual do Governo do Estado do Mato Grosso, que visa fomentar o cinema no Estado.

Tereza viveu no século XVIII e foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho até ser assassinado por soldados do Estado. O local também era conhecido como Quilombo do Quariterê, às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia). Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso e sob o comando de Tereza criou um sistema de parlamento, algo inovador para a época.

“Será um grande desafio contar a história dessa heroína que viveu em Mato Grosso. Seus feitos e seu legado precisam ganhar vida no cinema”, destaca o cineasta.

Para a produção, a direção de arte planeja construir cenários com as características da época, como a reprodução do quilombo. A equipe já prepara uma audição para escolha do elenco que irá participar do curta. Atores de renome nacional estão sendo cotados para integrar o elenco.

galeria de imagens

Veja também

Exporriso 2024 terá portões abertos com shows nacionais e programação diversificada

Sorriso: livro “Do silêncio ao canto” de Margaret Mocelini será lançada em evento na Biblioteca Municipal

Exposição Feminiliarte: Mulheres em Tela acontece no Centro Histórico-Cultural de Sorriso

Sorriso: terminam nesta semana as Inscrições para Oficinas Culturais 2024

Exposição “Feminiliart – Mulheres em tela” celebrará o Mês Internacional da Mulher

Prefeitura de Sorriso abre inscrições para as Oficinas Culturais 2024