Decisão Judicial estabelece prazo para definição de nova área para resíduos sólidos em Sorriso

O juiz Anderson Candiotto proferiu nesta segunda-feira (11), uma decisão crucial em relação a uma ação que envolve um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o município de Sorriso e o Ministério Público do Estado. A ação refere-se ao cumprimento da Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelece que a prefeitura tem até 30 de junho de 2024 para identificar um novo local apropriado para destinação dos resíduos sólidos provenientes da construção civil.

O TAC em questão foi inicialmente firmado em 2013, como parte das medidas para o cumprimento das disposições da referida lei. Após a apresentação do cronograma pela administração municipal, o Ministério Público propôs a adoção dos prazos indicados. Desta forma, foi determinado que até 22 de dezembro deste ano, o município deverá cessar a destinação de resíduos no atual depósito municipal.

O magistrado destacou a importância de ações imediatas para garantir o bem-estar daqueles que trabalham informal e ilegalmente no referido depósito, ordenando que, até o prazo limite estabelecido, o município promova o acolhimento social e o direcionamento laboral dessas pessoas.

Além disso, a decisão determina que o município, conforme apontado pelo Ministério Público, inicie a regularização perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) de um projeto/plano para a implantação de um novo local de depósito de resíduos sólidos. A administração municipal deve cumprir todas as exigências da SEMA durante esse processo e, simultaneamente, adotar medidas preventivas para evitar queimadas no local, conforme estabelecido no TAC.

Para assegurar o cumprimento da decisão, um servidor designado pelo tribunal será enviado ao depósito municipal para documentar, por meio de fotos, se a prefeitura está aderindo às determinações judiciais. Essas imagens devem ser enviadas ao magistrado até o dia 31 de janeiro de 2024, proporcionando um acompanhamento rigoroso da implementação das medidas ordenadas pela justiça.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade