Decisão Judicial mantém nova comissão do Partido Liberal de Sorriso

Na manhã de segunda-feira (02), foi indeferida a solicitação de Mandado de Segurança impetrado pela Comissão Provisória Municipal do Partido Liberal de Sorriso-MT. O pedido visava reverter a destituição da comissão, determinada pelo Presidente do Diretório Estadual do Partido Liberal.

O impetrante alegava que, após dois anos de trabalho no desenvolvimento do partido no município e organização da convenção municipal, foi surpreendido com a destituição da comissão às vésperas da convenção, sem aviso prévio ou oportunidade de defesa. Alega que a ação foi arbitrária e violou os princípios do contraditório e da ampla defesa, além de afetar o processo eleitoral. A comissão também argumentava que a destituição violou seu direito de permanecer no cargo até o término do mandato, conforme o Estatuto do Partido e a legislação eleitoral.

O relator do caso, Dr. Persio Oliveira Landim, destacou que a concessão de liminar em Mandado de Segurança requer a demonstração de dois requisitos essenciais: a plausibilidade do direito alegado (fumus boni iuris) e o risco de dano irreparável (periculum in mora). O relator observou que, apesar das alegações de arbitrariedade, não foi demonstrado que a destituição tivesse reflexos diretos e imediatos no processo eleitoral, pois a nova comissão já havia conduzido a convenção municipal e o DRAP (Documento de Regularidade de Atos Partidários) foi deferido sem impugnação.

A decisão também ressaltou que a Justiça Eleitoral não possui competência para resolver conflitos internos partidários, salvo quando há impacto direto no processo eleitoral, como estabelecido pela jurisprudência do TSE. No presente caso, a documentação indicou que a nova comissão havia realizado a convenção e que a destituição não impediu a continuidade do processo eleitoral.

Portanto, considerando a autonomia partidária e a ausência de evidências que justificassem a intervenção da Corte Eleitoral, o relator indeferiu a inicial do Mandado de Segurança.

Veja também

Secretário de Segurança de Sorriso fala sobre preparativos para as eleições

Eleições Municipais de 2024 não terão voto em trânsito

Exército Brasileiro reforça apoio à segurança nas Eleições Municipais de 2024 no MT

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Polícia Federal realiza busca em comitê de campanha em Sinop e flagra crime eleitoral

Debate Eleitoral de Sorriso é avaliado positivamente pelos participantes