A Defensoria Pública de Sorriso emitiu um alerta sobre golpes aplicados em nome do órgão, após pelo menos três pessoas já terem sido vítimas da fraude; criminosos se passam por defensores para cobrar taxas inexistentes em supostos processos judiciais.
O programa A Voz do Povo recebeu, nesta quinta-feira (25), o defensor público de Sorriso, Dr. Ubirajara Vicente Luca, que fez um alerta à população sobre golpes que estão sendo aplicados utilizando o nome da Defensoria Pública. Segundo ele, pelo menos três pessoas já foram vítimas da fraude.
De acordo com o defensor, os criminosos se passam por profissionais da área jurídica para enganar cidadãos. “Os golpistas têm utilizado o golpe do falso advogado e, agora, também do falso defensor, pegando dados das ações e dizendo que o cidadão tem recursos a receber, mas que, para tal, precisam pagar taxas”, explicou.
Dr. Ubirajara reforçou que todos os serviços da Defensoria Pública são gratuitos e que os assistidos têm direito à gratuidade da justiça. Ele destacou que os golpistas se aproveitam das informações processuais para induzir as vítimas ao erro. “Como toda ação tem um valor atribuído à causa, os criminosos usam esse dado para convencer a pessoa de que seria o valor a ser recebido”, esclareceu.
A orientação da Defensoria é que qualquer contato suspeito seja imediatamente desconsiderado e denunciado às autoridades competentes.
Veja mais no vídeo.