Defesa Civil de Sorriso intensifica fiscalização para prevenir rompimento de fios de energia e telecomunicações

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) está adotando medidas rigorosas de fiscalização com o objetivo de conter o aumento de incidentes causados pelo rompimento de fios de energia elétrica, internet e telefonia móvel na região.

De acordo com dados divulgados pelo órgão, o primeiro semestre deste ano registrou um alarmante aumento de 223% nas ocorrências de rompimento de fios em comparação ao ano anterior. Enquanto 2022 contabilizou 21 incidentes, o atual semestre já acumula 68 ocorrências. Diante dessa situação, a Compdec está redobrando esforços para conscientizar a população sobre os perigos desses incidentes.

“O rompimento de cabeamento oferece risco à integridade física de pedestres e motociclistas. Basta um segundo de descuido para que o pior aconteça”, alertou Alberto Santos, coordenador da Compdec e sargento BM da reserva.

Em caso de rompimento de cabos, a orientação é clara: as pessoas devem manter uma distância segura, se possível, sinalizar a área afetada e, imediatamente, acionar a Defesa Civil através do número 153.

“Sob nenhuma circunstância as pessoas devem manusear cabos pendurados nos postes de iluminação pública. Eles podem estar energizados e causar uma tragédia sem precedentes”, acrescentou Santos enfatizando a importância de evitar qualquer contato com fios soltos.

Santos também levantou a possibilidade de que o aumento significativo nos incidentes possa estar relacionado à crescente demanda por instalações de internet de fibra ótica e novas ligações de energia elétrica na região.

A instalação de cabos e fios é regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com as diretrizes, os cabos devem estar posicionados a uma altura mínima de 4,5 metros, podendo chegar a 6 metros, dependendo do fluxo de veículos na via.

 

 

Veja também

Associação Cantinho da Arte realiza neste sábado a feira “Caminho das Artes” com oficinas e atividades gratuitas em Sorriso

Sorriso sediará baile “Cabelos de Prata” e campeonato estadual de vôlei adaptado para idosos neste fim de semana

Força Tática prende jovem em Sorriso com ecstasy e lança perfume

Namorado da avó é preso suspeito de estuprar bebê de um ano de idade

Câmara devolve R$ 2 milhões ao Executivo para ampliar oferta de exames e reduzir filas na saúde de Sorriso

PM prende quatro faccionados por tráfico de drogas e apreende 10 tabletes de maconha