Defesa Civil de Sorriso intensifica fiscalização para prevenir rompimento de fios de energia e telecomunicações

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) está adotando medidas rigorosas de fiscalização com o objetivo de conter o aumento de incidentes causados pelo rompimento de fios de energia elétrica, internet e telefonia móvel na região.

De acordo com dados divulgados pelo órgão, o primeiro semestre deste ano registrou um alarmante aumento de 223% nas ocorrências de rompimento de fios em comparação ao ano anterior. Enquanto 2022 contabilizou 21 incidentes, o atual semestre já acumula 68 ocorrências. Diante dessa situação, a Compdec está redobrando esforços para conscientizar a população sobre os perigos desses incidentes.

“O rompimento de cabeamento oferece risco à integridade física de pedestres e motociclistas. Basta um segundo de descuido para que o pior aconteça”, alertou Alberto Santos, coordenador da Compdec e sargento BM da reserva.

Em caso de rompimento de cabos, a orientação é clara: as pessoas devem manter uma distância segura, se possível, sinalizar a área afetada e, imediatamente, acionar a Defesa Civil através do número 153.

“Sob nenhuma circunstância as pessoas devem manusear cabos pendurados nos postes de iluminação pública. Eles podem estar energizados e causar uma tragédia sem precedentes”, acrescentou Santos enfatizando a importância de evitar qualquer contato com fios soltos.

Santos também levantou a possibilidade de que o aumento significativo nos incidentes possa estar relacionado à crescente demanda por instalações de internet de fibra ótica e novas ligações de energia elétrica na região.

A instalação de cabos e fios é regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com as diretrizes, os cabos devem estar posicionados a uma altura mínima de 4,5 metros, podendo chegar a 6 metros, dependendo do fluxo de veículos na via.

 

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade