Defesa Civil emite alerta para aumento de temperatura em MT; chuvas podem vir com ventos em Sorriso

A Defesa Civil do estado de Mato Grosso emitiu um alerta para várias cidades da região, destacando um aumento de até 5 graus na temperatura. Apesar das altas temperaturas, o coordenador da Defesa Civil em Sorriso, Sargento Alberto Santos, ressaltou que o calor na cidade não será tão intenso quanto em outras regiões do estado.

“Recebemos este aviso, mas não estamos passando alertas para a população, porque, em comparação com outras cidades, teremos temperaturas não tão altas. Aqui não devemos passar de 38 graus, enquanto no Leste de Mato Grosso e na capital, as temperaturas devem passar dos 42 graus”, explicou o Sargento Santos.

Apesar dessa diferenciação, o coordenador da Defesa Civil enfatizou que 38 graus ainda é uma temperatura elevada e pode causar desconforto. “Parece que está mais quente, que está abafado quando não há vento, e sofremos muito com isso. Portanto, é importante aumentar o consumo de líquidos e evitar sair ao sol desprotegido.”

Santos também alertou para a possibilidade de chuvas nos próximos dias, que podem vir acompanhadas de ventos. “Em situações de chuva e vento, é importante não sair de casa, permanecer protegido e evitar passar sob redes elétricas. Em caso de situações de risco, a população deve acionar a Defesa Civil para receber orientações e assistência adequada.”

O alerta da Defesa Civil visa conscientizar a população sobre a importância de tomar medidas preventivas durante períodos de temperaturas elevadas e condições climáticas adversas, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Veja também

Em 2025 mais de 1,7 milhão de veículos do Estado foram licenciados de forma 100% online

Programa SER Família Solidário vai distribuir 100 mil cestas de Natal para municípios de todo o Estado

Concurso Nacional Unificado 2025

Ações do Governo garantem redução histórica e o menor número de focos de calor em 27 anos

Agência Brasileira de Inteligência: segurança nas eleições e ataques com IA são desafios para 2026

Criança de 3 anos morre afogada em bebedouro de animais