Em entrevista ao programa Voz do Povo desta terça-feira, 16 de dezembro, a delegada Laíssa Crisóstomo, responsável pelo Núcleo da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso em Sorriso, fez uma avaliação positiva do ano de 2025 e destacou a importância do trabalho contínuo de conscientização para o enfrentamento da violência doméstica e dos abusos.
Durante participação no programa Voz do Povo, a delegada Laíssa Crisóstomo falou sobre o trabalho desenvolvido à frente do Núcleo da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso em Sorriso. Embora tenha assumido a função apenas na metade do ano, a delegada avaliou 2025 como um período bastante positivo no município.
Segundo Laíssa, até o momento foram registrados apenas dois casos de feminicídio em Sorriso ao longo de todo o ano, sendo que um deles ocorreu já durante o período em que ela estava respondendo pelo núcleo especializado. Para a delegada, os números demonstram avanços, mas não permitem relaxamento, especialmente diante dos altos índices de violência doméstica ainda registrados na cidade.
Ela ressaltou que, apesar de todo o trabalho de conscientização realizado pelas forças de segurança, autoridades e pela rede protetiva, a violência doméstica segue sendo uma realidade preocupante no município. Por isso, o investimento em prevenção e orientação continua sendo uma das principais frentes de atuação.
Olhando para 2026, a delegada Laíssa Crisóstomo destacou que a expectativa é ampliar ainda mais esse trabalho, alcançando todas as escolas do município e também diversas instituições, por meio de palestras e ações educativas. O objetivo é reduzir não apenas os casos de violência doméstica, mas também os índices de abuso sexual contra crianças e adolescentes, fortalecendo a cultura de proteção e denúncia desde cedo.
A delegada reforçou, por fim, a importância da participação da sociedade e do fortalecimento da rede de apoio para que os avanços conquistados sejam mantidos e ampliados nos próximos anos. Veja a entrevista no vídeo.