Segundo ela, a nova unidade oferece estrutura própria, equipe especializada e atendimento humanizado, garantindo mais acolhimento, privacidade e agilidade às mulheres que buscam apoio da Polícia Civil.
A inauguração da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), nesta quinta-feira (2), representa um novo momento no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar em Sorriso. A avaliação é da delegada Layssa Crisóstomo de Paula, que ressaltou que a unidade foi criada para oferecer um serviço mais acolhedor, especializado e ágil às mulheres que procuram a Polícia Civil.
Segundo a delegada, a implantação da DEDM atende a uma antiga demanda do município e garante uma estrutura preparada exclusivamente para receber as vítimas. Embora funcione no mesmo prédio da delegacia já existente, a nova unidade possui entrada independente e ambientes próprios para o atendimento.
“A cidade já comporta uma Delegacia da Mulher, então vínhamos trabalhando para que isso acontecesse há algum tempo. Hoje estamos inaugurando nossa sede, que representa uma mudança no acolhimento, no atendimento humanizado, no efetivo e na estrutura. A ideia é oferecer um atendimento rápido, célere e acolhedor às vítimas”, afirmou.
Layssa explicou que uma das principais mudanças está no primeiro contato da mulher com a instituição. Antes, as vítimas eram recebidas na recepção da delegacia comum e somente depois encaminhadas ao núcleo especializado. Agora, todo o atendimento acontece em um espaço exclusivo, planejado para garantir mais privacidade, conforto e segurança.
“Hoje elas vêm diretamente para a Delegacia da Mulher. Aqui temos um ambiente preparado especialmente para recebê-las e realizar todos os encaminhamentos necessários desde o registro da ocorrência”, destacou.
Durante a inauguração, o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, também ressaltou que a especialização do atendimento reduz a revitimização, fortalece a confiança das mulheres nas instituições públicas e deve contribuir para o aumento das denúncias e para uma atuação ainda mais eficiente no enfrentamento à violência doméstica.
A cerimônia contou com a presença do governador Otaviano Pivetta, da diretoria da Polícia Civil e de autoridades estaduais e municipais, marcando mais um avanço na ampliação da rede de proteção às mulheres em Mato Grosso.