Deputada Janaína Riva (MDB) usou as redes sociais para desmentir um texto que está circulando por WhatsApp descrevendo um possível decreto do Governo do Estado – com apoio das entidades de empresários e lojistas – visando medidas mais duras para combater a propagação da covid-19 no Estado. “Atenção, isso é fakenews!”, alertou Janaina.
O texto com informações falsas fala sobre medidas que o Estado tomaria durante dois períodos de 24/03 a 28/03 e o segundo em 01/04 e 04/04 e que já seria votado de forma emergencial nesta segunda-feira (22), na Casa de Leis.
Uma delas seria deixar apenas farmácias e ‘estabelecimentos de saúde’ abertos; além disso, fala que supermercados devem funcionar exclusivamente com entrega em domicílio, funcionando com portas fechadas e com 30% dos funcionários.
Outra medida seria que restaurantes estariam proibidos de funcionar até com delivery e que postos de combustíveis vão atender só carros da Saúde e das Forças de Segurança. “Não existe nada semelhante para votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, completou a deputada em post no instagram.
“Fico inconformada de ver tanta gente morrendo, tantas empresas fechando, pessoas perdendo seus empregos e ainda ter gente com a capacidade de ficar espalhando notícias falsas”, argumentou Riva.
Para a deputada, em um momento tão delicado, ela fica inconformada em ter que ser obrigada a desmentir essas fakenews com o objetivo de acalmar a população. “Esse absurdo NÃO É VERDADE!”.
Uma seguidora da deputada a questiona: “E qual é a verdade então?”. Janaina, que é contra o lockdown, responde que o Governo está cogitando emendar os feriados, mas que nada está definido ainda.
Enquanto o Governo do Estado estuda o que será feito para conter o avanço do vírus que matou 6.813 pessoas em Mato Grosso, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anuncia na terça-feira (23), novas medidas para a cidade.