Detran-MT alerta para importância de estar com a documentação do veículo em dia antes de pegar a estrada

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alerta aos motoristas que irão pegar a estrada neste final de ano para que se atentem quanto a documentação do veículo, como o Licenciamento e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É importante verificar se os documentos estão em dia para evitar possíveis transtornos em uma abordagem de fiscalização de trânsito.

No próximo dia 31 de dezembro, por exemplo, termina o prazo para os proprietários de veículos com placas final 8, 9 e 0 efetuarem o pagamento do Licenciamento Anual. Para licenciar o veículo, o proprietário deve pagar todos os débitos como IPVA, Seguro DPVAT, a própria taxa de Licenciamento, além de possíveis multas.

Após os pagamentos, basta entrar no site do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e digitar os dados do veículo como a placa e o Renavam no campo “Consulte Seu Veículo”.

Em seguida, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção “Clique Aqui para Imprimir o CRLV Digital”. O modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão. O procedimento pode ser feito em qualquer lugar em que o cidadão tiver acesso à internet e impressora. 

O documento impresso em papel A4 possui o mesmo valor jurídico do antigo “verdinho” e será aceito pelo agente de trânsito no momento de abordagem. 

Habilitação

No caso da Carteira Nacional de Habilitação, desde o dia 1° de dezembro os motoristas que estão com a CNH vencida deverão ficar atentos quanto aos prazos para a regularização do documento. Isto porque a resolução n° 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reestabeleceu os prazos para a renovação do documento vencido ao longo do ano de 2020.

Pela resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais 01 ano de validade. Por exemplo: habilitações que venceram de 1° a 31 de março de 2020 deverão ser renovadas até o dia 31 de março de 2021. Veja na tabela:

A medida inclui também a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor.

Para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

Além da documentação em dia, os motoristas também devem tomar outros cuidados ao pegar a estrada com relação às condições do veículo e ao transporte dos passageiros, animais e cargas para chegar ao destino com tranquilidade e segurança. CONFIRA AQUI AS ORIENTAÇÕES DO DETRAN PARA UMA VIAGEM MAIS SEGURA.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital