Detran-MT passou a aceitar PIX e a emitir boletos de outros estados neste ano

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) deram passos significativos para facilitar a vida dos cidadãos, adotando melhorias nos serviços relacionados ao órgão de trânsito. No primeiro semestre deste ano, foram implementadas medidas como o pagamento de taxas de serviços via PIX e a disponibilização de boletos de multas para veículos registrados em outros estados.

As mudanças representam um avanço considerável em direção à eficiência e comodidade para os condutores, eliminando burocracias desnecessárias. Agora, motoristas com pendências em diferentes regiões podem resolver essas questões de maneira descomplicada, graças às novas opções de pagamento e regularização.

Uma das inovações mais notáveis é a possibilidade de pagar taxas de serviços através do PIX, o que agiliza consideravelmente o processo de pagamento. Além disso, o Detran-MT passou a disponibilizar boletos de multas para veículos de outros estados, permitindo que os condutores resolvam suas pendências de maneira prática e direta.

Outra melhoria importante é a implementação da notificação de vencimento das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Através dessa funcionalidade, os motoristas recebem antecipadamente informações sobre o vencimento de suas CNHs, permitindo um planejamento mais eficaz para a renovação. Isso evita contratempos e garante que os documentos sejam regularizados dentro do prazo adequado.

Além disso, a MTI e o Detran-MT introduziram a opção de realizar o upload de documentos de processos de forma digital. Essa inovação permite que os cidadãos enviem e anexem os documentos necessários de maneira online, eliminando a necessidade de deslocamentos e trazendo praticidade ao processo. Essa medida otimiza os procedimentos, reduzindo tempos de espera e melhorando a eficiência do atendimento.

Essas são apenas algumas das realizações alcançadas pela colaboração entre a MTI e o Detran-MT no primeiro semestre de 2023, todas projetadas para simplificar a vida dos cidadãos e aprimorar os serviços oferecidos. As empresas estão empenhadas em manter essas inovações e continuar aperfeiçoando os processos implementados, garantindo a durabilidade e eficácia das soluções tecnológicas.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou a parceria com a MTI e como as inovações beneficiam os cidadãos: “Implantamos vários sistemas em conjunto, como por exemplo a renovação da CNH, que hoje pode ser realizada pelo aplicativo MT Cidadão, sem a necessidade de deslocamento a unidades do Detran (…) Outro avanço foi a emissão do Licenciamento do veículo, que também pode ser feito via aplicativo, podendo ser impresso em qualquer lugar, sem necessidade de retirar o documento nas unidades do Detran”.

As transformações demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com a inovação e a excelência, conforme ressaltou o presidente da MTI, Cleberson Gomes: “Estamos testemunhando a transformação digital do Estado e o Detran é um dos grandes cases desta evolução, que não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também impacta positivamente a qualidade de vida dos cidadãos de Mato Grosso”.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal