Dia D de vacinação Antirrábica: mais de 9.995 animais imunizados em um único dia

No último sábado, 02 de setembro, a cidade de Sorriso celebrou um grande sucesso na campanha de vacinação antirrábica. Com 15 pontos de atendimento e mais de 100 servidores dedicados durante todo o dia, um total de 9.995 animais foram imunizados em apenas um dia. A eficiência da campanha foi comemorada pelo gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, que declarou: “A população nos atendeu e a campanha de vacinação no sábado foi um sucesso.”

Com a inclusão dos números atualizados, desde o início da campanha em 10 de agosto, Sorriso já imunizou um impressionante total de 15.023 animais. Isso inclui 12.465 cães e 2.558 gatos, atingindo uma impressionante taxa de 95,53% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 15.660 animais, composta por 13.120 cães e 2.540 gatos. Especificamente em relação aos gatos, a meta já foi ultrapassada com uma taxa de 100,71%, o que representa 18 animais a mais do que o estipulado. No caso dos cães, o número alcançou 95,01% da meta inicial.

A responsável pelo departamento de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, explicou que muitas pessoas deixaram seus nomes em uma lista para atendimento no sábado, seja por possuírem muitos animais ou por chegarem tarde ao local. Nesta segunda-feira, os vacinadores já estão visitando os endereços anotados no sábado para realizar a imunização. Claudete Damasceno ainda acrescentou: “Após atendermos esse público da lista, iremos abrir, na próxima semana, para novos chamados.”

A campanha nacional de vacinação antirrábica encerra no dia 30 de setembro. A partir de segunda-feira, 11 de setembro, aqueles que ainda não imunizaram seus pets podem ligar para a Vigilância Ambiental no número 3907-6960 e agendar a imunização. Claudete enfatizou: “Até lá, continuaremos atendendo à lista que já temos em mãos.”

A partir do dia 11 de setembro, as ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. É importante informar quantos animais residem no local para a devida imunização. Além disso, é necessário ter alguém maior de 18 anos presente durante a visita do vacinador, com domínio sobre o animal a ser imunizado.

O gestor Luis Fábio Marchioro aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os servidores envolvidos na campanha e à população que atendeu ao chamado. Ele destacou que o resultado alcançado, com quase 10 mil doses aplicadas em um único dia, é o fruto de um esforço conjunto realizado por muitas mãos.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que afeta mamíferos e pode ser transmitida aos humanos. A principal forma de contágio é pela mordedura, lambedura ou arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva. Esta doença é quase sempre fatal, com cerca de 100% dos casos evoluindo para óbito, tornando a vacinação pré ou pós-exposição a melhor medida de prevenção, conforme ressalta a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso.

galeria de imagens

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde