Hoje, 25 de julho, comemora-se o Dia da Mulher Negra. Para marcar esta data significativa, a Associação de Mulheres Negras de Sorriso realizará uma roda de conversa às 19h na Câmara de Vereadores, aberta a toda a comunidade.
Para falar sobre o evento e a importância da data, o programa A Voz do Povo convidou, nesta quinta-feira, algumas mulheres negras da cidade para participarem dos estúdios da Sorriso FM. Gisele Souza, Mara Cruz e Verônica Santana discutiram a relevância de celebrar esta data, destacando a contínua luta por direitos enfrentada pelas mulheres negras.
Elas explicaram que a data, instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas na República Dominicana, homenageia no Brasil a líder quilombola Tereza de Benguela. Tereza é um símbolo de resistência à opressão e escravidão de negros e indígenas no século XVIII, tendo comandado o Quilombo Quariterê por décadas.
As participantes destacaram que a data não é apenas um símbolo de uma luta histórica, mas também uma lembrança da importância da união feminina para o fortalecimento, proteção, reivindicação e conquista de direitos básicos. Veja a entrevista no vídeo.