Dia dos Namorados movimenta comércio em Sorriso; Procon orienta consumidores

Com a proximidade do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, o comércio em Sorriso se prepara para uma movimentação intensa, especialmente em lojas de presentes, floriculturas, bares e restaurantes. Neste contexto, o Procon-MT emite importantes recomendações aos consumidores para garantir uma experiência satisfatória durante as compras e celebrações.

Ao adquirir cestas de café da manhã, é aconselhável solicitar por escrito no pedido a quantidade e descrição dos produtos, assim como a data, horário e valor da taxa de entrega. Ademais, antes de consumir os alimentos, é imprescindível conferir a data de validade, e observar que itens não alimentícios devem ser embalados separadamente.

Já no caso de flores, os consumidores devem realizar uma pesquisa prévia de preços, questionar sobre taxas de entrega, tipos de arranjos e embalagens, considerando que esses fatores podem influenciar no preço final do produto.

Para os casais que optarem por comemorar em bares e restaurantes, o Procon-MT ressalta a importância de serem informados sobre a cobrança de taxas de serviço ou gorjeta, as quais devem ser discriminadas na nota fiscal. É válido lembrar que o pagamento da gorjeta é opcional. Além disso, em caso de música ao vivo ou outras apresentações artísticas, os estabelecimentos podem cobrar couvert artístico, desde que o consumidor seja informado previamente sobre essa cobrança.

Por outro lado, é ilegal a cobrança de consumação mínima, taxa de desperdício e multa pela perda de comanda, e os consumidores não são obrigados a efetuar seu pagamento.

No que tange a hospedagem em hotéis e motéis, é recomendável comparar ofertas e promoções, além de verificar claramente as informações sobre tipos de acomodação, preços, formas de pagamento e quantidade de horas da diária ou pernoite. Os preços dos itens do frigobar devem ser informados previamente e por escrito.

O Procon-MT alerta também sobre as políticas de trocas estabelecidas pelas lojas. Os lojistas só são obrigados a trocar produtos em caso de defeito, e as regras de troca devem ser claramente informadas ao consumidor. Para compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, o consumidor tem até sete dias após a compra ou recebimento da mercadoria para solicitar o cancelamento e devolver o produto, desde que não tenha sido utilizado.

Em caso de dúvidas ou problemas, os consumidores podem buscar orientação ou registrar reclamações no Procon mais próximo de sua residência. Em Sorriso, os postos de atendimento funcionam nas unidades do Ganha Tempo Central e da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e também podem ser acionados pelos telefones 151 e (66) 99938 1091.

Além disso, o consumidor pode utilizar o PROCON+, disponível no aplicativo MT Cidadão, ou registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana

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