Dia Mundial de Combate à Poliomielite: Rotary destaca importância da vacinação

Hoje, 24 de outubro, é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, uma data que lembra da importância fundamental da vacinação na proteção da saúde das crianças. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença causada pelo poliovírus que pode interromper a alegria da infância, afetando crianças menores de 4 anos e também adultos. É uma doença que pode causar paralisia permanente e, em alguns casos, pode ser fatal. O cenário é claro: a vacinação é a principal forma de proteção, uma vez que não há tratamento específico para a poliomielite.

Foi o que ressaltaram em entrevista ao programa A Voz do Povo nesta 3a-feira (24), os rotaryanos Luiz Henrique, presidente do Rotary de Sorriso,  Carlos Eduardo Franco, presidente do Rotary Sorriso Jóias do Cerrado e o vice-presidente deste clube, Luciasno Alves de Brito.

Os entrevistados destacaram que a vacina contra a poliomielite tem desempenhado um papel crucial na erradicação dessa doença em muitas partes do mundo. No entanto, apesar de sua eficácia comprovada, a imunização do público infantil enfrenta resistência em alguns cenários.

Neste ano, os números ainda demonstram uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, situação que se intensificou nos últimos anos com a pandemia. Se não for revertido o quadro, nos próximos 10 anos poderão vir a ser registrados 200 mil novos casos da doença.

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite serve como um lembrete da necessidade de continuar educando e conscientizando as comunidades sobre os benefícios da vacinação. A erradicação da poliomielite é um objetivo global, e é essencial que pais, cuidadores e profissionais de saúde trabalhem juntos para garantir que todas as crianças sejam vacinadas de acordo com o calendário recomendado.

Destacam ainda os rotarianos, que a  poliomielite é uma ameaça evitável, e com a cooperação de todos, podemos chegar mais perto de eliminá-la de uma vez por todas. A vacinação contra a poliomielite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para ser imunizado basta comparecer à unidade com cartão de vacina, documentos de identificação e, se possível, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade