Domo formado por queda de asteroide em Mato Grosso é eleito patrimônio geológico do mundo

Uma comissão de avaliadores da União Internacional das Ciências Geológicas (UICG) selecionou três sítios do patrimônio geológico do mundo, entre os 100 propostos por 55 países. Um dos três incluídos na lista é o Domo do Araguainha, na divisa de Mato Grosso com Goiás.

A professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), Joana Sánchez, que integra a comissão, explicou que a cratera de impacto de Araguainha foi a única do gênero aprovada entre os projetos propostos. “Não que não tenham outras espetaculares, mas a que foi aprovada foi ela”, disse.

cratera, ou Domo de Araguainha, foi formada pela queda de um asteroide, entre as vilas de Araguainha e Ponte Branca, há cerca de 250 milhões de anos. Com um diâmetro de 40 quilômetros (km), é a maior cratera de impacto da América do Sul e uma das poucas do mundo que tem toda a sua estrutura preservada.

Em toda a América do Sul, há apenas dez crateras de impacto, das quais sete estão no Brasil: Domo de Araguainha (GO-MT), Serra da Cangalha (TO), Vargeão (SC), São Miguel do Tapuio (PI), Colônia (SP), Cerro Jarau (RS) e Piratininga (SP). Outras duas crateras ficam na Argentina (Campo del Cielo e Rio Cuarto) e uma terceira no Chile (Monturaqui).

Além do Domo de Araguainha, também foram selecionados o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

Veja também

Sorriso: homem é detido com drogas escondidas no boné

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação