Duplicação da BR-163 em Mato Grosso terá investimento de R$ 9 bilhões e conclusão prevista para 2029

A duplicação de 444 km da BR-163, entre Itiquira (357 km ao sul de Cuiabá) e Sinop (500 km ao norte), contará com um investimento total de R$ 9 bilhões e deve ser concluída até 2029. A rodovia, que é o principal corredor logístico do agronegócio brasileiro, impactará diretamente 19 municípios e atenderá dois terços da população de Mato Grosso.

Com a duplicação, estima-se que o número de acidentes será reduzido em 35% e o tempo de viagem entre Cuiabá e Sinop diminuirá em 20%. A obra também é vista como um importante vetor de desenvolvimento econômico, com potencial de gerar 3.400 empregos diretos e indiretos durante sua execução, além de mais 2.400 postos de trabalho permanentes após sua conclusão.

A BR-163 desempenha um papel crucial na logística agrícola do país, sendo responsável pelo transporte de mais de 20% das exportações do setor, o equivalente a cerca de 40 milhões de toneladas de mercadorias destinadas às regiões norte e sudeste do Brasil.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 5,05 bilhões para a Concessionária Nova Rota do Oeste, responsável pela administração da rodovia. Deste total, R$ 4,575 bilhões foram obtidos por meio da emissão de debêntures coordenada pelo BNDES em parceria com o BNP Paribas, que também investiu na operação. Outros R$ 475 milhões foram concedidos por meio do programa BNDES Finem.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, destacou a importância do investimento para o desenvolvimento do país.

“O apoio financeiro do BNDES para a duplicação da BR-163 reforça o compromisso do governo do presidente Lula com o pacto republicano, o crescimento econômico, o agronegócio brasileiro e a população de Mato Grosso. Este projeto também representa a viabilização da primeira solução consensual no setor, destravando investimentos e impulsionando o progresso no Brasil”, afirmou Mercadante.

A duplicação da BR-163 é uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil e deve consolidar Mato Grosso como um dos maiores polos de produção agrícola e logística do país.

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