Duplicação da BR-163 em MT deve ser concluída antes do prazo previsto, afirma governo

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que a duplicação da BR-163, entre Sinop e Nova Mutum, será concluída em metade do prazo inicialmente previsto no contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo ele, as obras seguem em ritmo acelerado e os 96 quilômetros restantes devem ser entregues até dezembro deste ano.

A duplicação da BR-163 entre Sinop e Nova Mutum deve ser finalizada em um período menor do que o estabelecido no contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A confirmação foi feita pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos) após uma visita técnica às obras executadas pela Nova Rota do Oeste.

Segundo o governador, o planejamento inicial previa a conclusão em até oito anos, mas o ritmo dos trabalhos permitirá a entrega em aproximadamente quatro anos. Até dezembro, a previsão é que sejam concluídos os 96 quilômetros restantes de duplicação previstos no contrato original. Outros 230 quilômetros da rodovia já foram entregues.

“Estamos duplicando em quatro anos o que poderia ser feito em oito anos, conforme o prazo da ANTT. Pela importância dessa estrada, aceleramos os investimentos e, em breve, a BR-163 em Mato Grosso será a autoestrada mais importante do Brasil”, declarou Pivetta. Ele também afirmou que os recursos necessários para a conclusão das obras estão garantidos.

Atualmente, diversos pontos da rodovia seguem em obras. No trecho entre Sinop e Sorriso, estão em construção três pontes de concreto sobre os rios Nandico, Celeste e Caiabi. A maior parte dos 54,2 quilômetros desse segmento já recebeu a duplicação. Entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, equipes trabalham na pavimentação e na implantação de uma das maiores pontes anexas à pista duplicada. Outro trecho em execução fica entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Além da duplicação entre Sinop e Nova Mutum, a concessionária também realiza melhorias em aproximadamente 100 quilômetros da rodovia entre Várzea Grande e Jangada, obras que foram incluídas no contrato em janeiro do ano passado.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, destacou que o avanço das obras vem acompanhado de investimentos em controle de qualidade. Segundo ele, a concessionária alcançou reconhecimento nacional pelo trabalho realizado na rodovia, incluindo a premiação de melhor rodovia do país em 2025.

Uchoa explicou que a empresa mantém um laboratório de controle tecnológico considerado um dos mais modernos do Brasil, responsável por acompanhar todas as etapas das obras. Somente no último ano, foram realizados mais de 370 mil ensaios envolvendo testes de compactação, concreto e asfalto, com análise dos dados por meio de inteligência artificial.

Um dos primeiros trechos concluídos foi o segmento entre Nova Mutum e o Posto Gil, em Diamantino. Conforme levantamento d

Veja também

Sorriso: morador cai em golpe com falsa cobrança da Energisa e registra ocorrência na PJC

Escola de Sorriso está entre as 10 melhores escolas de Mato Grosso no Enem 2025

10ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso reúne 364 participantes e define propostas para fortalecer o SUS

Dia do Padroeiro: Prefeitura de Sorriso não terá expediente na segunda-feira (29 de junho)

Sine-MT oferta 2.366 vagas de emprego em Mato Grosso; Sorriso concentra 54 oportunidades nesta semana

Carretas colidem de frente na BR-163 próximo à Comunidade Barreiro e motoristas são encaminhados ao hospital