Eclipse anular do sol: Defesa Civil dá dicas para observação segura em Sorriso

Neste sábado, dia 14, um evento astronômico raro e fascinante, o eclipse anular do sol, está previsto para ocorrer, e enquanto muitos aguardam com expectativa esse espetáculo natural, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) emitiu um alerta crucial: a exposição inadequada ao eclipse solar pode causar danos irreversíveis à saúde ocular.

A exposição aos raios solares, mesmo que por um curto período de tempo durante um eclipse, pode danificar a retina ocular, levando a cegueira parcial ou, em casos mais graves, à perda total da visão. É fundamental que todos os espectadores estejam cientes dos riscos e tomem as medidas adequadas para se protegerem.

“Em nenhuma hipótese a pessoa deve olhar diretamente para o Sol. Caso queira desfrutar desse fenômeno natural, é imprescindível o uso de filtros solares apropriados, telescópios adequados e sob a supervisão de profissionais habilitados”, adverte o coordenador da Defesa Civil de Sorriso, Alberto dos Santos.

Uma alternativa segura para observar o eclipse solar é utilizar lentes de óculos de soldador com numeração igual ou superior a 14. “Muitas pessoas têm a falsa sensação de estarem seguras fazendo uso de óculos de sol, garrafas de vidro escuras, ‘sanduíches’ de filmes fotográficos, papel celofane, lentes polaroides ou outros meios caseiros. No entanto, essas práticas não são recomendáveis, exatamente por não repelirem os raios ultravioletas, que são os maiores vilões dos olhos humanos,” reitera Santos.

O fenômeno astronômico, que envolve o alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol, criando um “anel de fogo” brilhante ao redor da estrela central, será mais visível nas regiões norte e nordeste do Brasil, por volta das 15h51 (horário de Mato Grosso), de acordo com o Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para aqueles que preferem observar o eclipse solar de forma segura e sem riscos para a saúde ocular, o Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo por meio do YouTube. A transmissão, que faz parte do evento virtual “O Céu em Sua Casa: Observação Remota”, contará com a participação de astrônomos amadores e profissionais em várias partes do país.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo