Para sensibilizar e orientar a população sobre o uso correto dos ecopontos, a equipe de Educação Ambiental do Eco Sorriso está de plantão até sexta-feira (7 de junho) no Ecoponto do Vila Romana. A ação visa garantir que os itens recicláveis sejam corretamente dispostos, além de informar sobre materiais que não podem ser deixados no local.
Durante esta ação, está previsto um mutirão de limpeza e a instalação de uma cerca para delimitar o ecoponto. No Ecoponto do Vila Romana, podem ser depositados: embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak (caixinhas de suco e leite) e vidro. É importante que todos os recicláveis estejam limpos e, no caso do vidro, sejam colocados com cuidado para evitar acidentes.
Sorriso conta com outros quatro pontos para a destinação correta de recicláveis. Na Zona Leste, os materiais podem ser entregues na Escola Municipal Flor do Amanhã e na Praça da Integração. Na Zona Oeste, além do Vila Romana, também está disponível o ecoponto do Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera). Na Zona Sul, há um ecoponto em frente ao Centro de Eventos Ari José Riedi.
O município também realiza a coleta seletiva porta a porta em mais de 70% dos bairros da cidade. Os recicláveis devem ser colocados em sacos de ráfia especialmente entregues para essa finalidade. Caso não possua a embalagem correta, pode-se usar saco transparente, sacola ou caixa de papelão. A Prefeitura está em processo de aquisição de novos sacos de ráfia, que serão distribuídos assim que a compra for concluída.
Para resíduos sólidos (restos de jardinagem, entulhos, móveis e eletrodomésticos velhos), a coleta é feita oito vezes por ano, conforme calendário específico. Em caso de necessidade imediata, os itens podem ser levados ao Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).
Diogo Martins, coordenador do Eco Sorriso, informou que o trabalho de orientação e educação ambiental será realizado na próxima semana, de 11 a 13 de junho, no Ecoponto do Rota do Sol, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30. “Aproveitando a celebração do Dia do Meio Ambiente [5 de junho], vamos reforçar nossas ações de engajamento, reiterando a importância da contribuição de cada cidadão para a destinação correta de resíduos. Isso mantém a cidade limpa, livre de doenças e gera renda para famílias que trabalham com reciclagem,” destacou. Mensalmente, 160 toneladas de resíduos são recicladas, evitando que vão para o aterro sanitário.
Sorriso também atua na coleta e correta destinação do óleo de cozinha usado, com 31 pontos de coleta disponíveis em unidades escolares.
Dicas para facilitar a separação dos resíduos:
- Coleta Seletiva: Materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, alumínio, outros metais e isopor. Realizada uma vez por semana, conforme calendário.
- Coleta de Resíduos Sólidos: Restos de jardinagem, entulhos e eletrodomésticos velhos. Feita aproximadamente a cada dois meses.
- Coleta de Lixo Doméstico: Resíduos orgânicos como restos de alimentos, levados ao aterro sanitário.
Cronograma da coleta seletiva porta a porta:
- Segunda-feira: Rota do Sol; Jardim Primavera; Jardim Bela Vista; Vitória Régia; Parque Universitário; São Mateus; Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará).
- Terça-feira: Santa Clara I e II; Monte Líbano I e II; Benjamin Raiser; Jardim Amazônia; Jardim Itália; Recanto dos Pássaros; Novos Campos e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a MT-242).
- Quarta-feira: São Francisco; Alphaville; Santa Bárbara; Village I e II; Vila Romana; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Jardim Califórnia; Estrela do Sul, Jardim Ocidental, Boa Esperança 1 e 2; Fraternidade.
- Quinta-feira: Centro-Norte; Jardim das Acácias; Vila Bela; São Domingos.
- Sexta-feira: Bom Jesus; Centro Sul; Jardim Alvorada; Novo Horizonte 1, 2 e 3; Nova Aliança.
- Sábado: Mário Raiter; Juscelino Kubitschek; Jardim das Américas; Santa Mônica; DIC Nova Prata; Santa Maria 1 e 2; Terra Brasil; Brasil Norte.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (66) 99603-7730.
Sobre o Eco Sorriso
Criado em 2019, o Eco Sorriso tem ampliado suas ações no município, promovendo a sustentabilidade. As unidades escolares contam com biodigestores, transformando restos de merendas em biogás. O programa visa tornar a rede pública de Sorriso a primeira “Escolas Lixo Zero” do Brasil. O Paço Municipal também implementou o “Gabinete Lixo Zero” para incentivar a reciclagem entre servidores e visitantes.