Eleições 2022 contarão com maior efetivo de segurança do Estado

Com mais de seis mil profissionais das forças de segurança federais, estaduais e municipais, as Eleições 2022 contarão com o maior efetivo já empregado em toda a história de Mato Grosso. As ações já começam na véspera do pleito, que este ano ocorre em 02 de outubro (1° turno). O planejamento foi concluído pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), durante a última reunião preparatória, realizada nesta terça-feira (27.09).

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, agradeceu a participação de todos os integrantes do GGI e destacou a confiança no planejamento traçado. “Este trabalho é resultado de muita dedicação por parte de todos que integram o GGI, que buscaram o alinhamento das ações e implantaram iniciativas inovadoras, como a criação da Câmara Técnica de Inteligência e a elaboração de procedimentos operacionais padrões para situações que exijam intervenção, além da utilização de drones durante a eleição”.

 

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a integração das forças de segurança é fundamental para que o planejamento tenha sucesso na véspera e no dia da eleição. “Assim como fizemos em anos anteriores, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Sesp-MT será o ponto de instalação do GGI, com câmeras de videomonitoramento à disposição, além da Plataforma de Observação Elevada, e todas as forças de segurança em constante comunicação e monitoramento”.

 

Só no âmbito da Polícia Militar (PM-MT), o efetivo supera operações realizadas anteriormente, incluindo a atuação na Copa do Mundo de 2014, que teve Cuiabá como uma das sedes dos jogos, conforme informou o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Correa Mendes. “A população pode ter tranquilidade para votar, porque estaremos trabalhando para isso, com policiamento ostensivo em todo o estado, e presença de policiais militares em 1.386 locais de votação, o que representa 97% do total”.

 

O coordenador do GGI, juiz Bruno D’Oliveira Marques, frisou que o resultado do trabalho feito até o momento superou as expectativas. “Agradecemos a todos pela colaboração e dedicação, pois nosso principal objetivo é garantir uma eleição segura, dentro da legalidade. Temos certeza que estamos no caminho certo e isso é fruto do empenho de cada um”.

 

Além das forças policiais, o planejamento do GGI também inclui outros procedimentos estruturais, como a manutenção de energia elétrica, por exemplo. Neste sentido, a Energisa apresentou um plano com mais de 80 ações para prevenir possíveis situações no dia da eleição, além de equipes em todos os municípios com locais de votação ativos, com mais profissionais de sobreaviso, que podem ser acionadas caso haja necessidade. O atendimento será feito 24 horas, por meio de escala já estabelecida.

 

A Câmara Técnica de Inteligência também apresentou as informações compiladas pelo grupo que estão sendo acompanhadas, com base em dados de ocorrências dos principais crimes eleitorais. O relatório irá subsidiar a tomada de decisões das forças de segurança. Outro ponto acrescentado na reunião foi a confirmação de disponibilização de uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para dar suporte às ações de segurança.

 

A atuação das forças de segurança com foco nas Eleições 2022 terá início na sexta-feira (30.09) e será intensificada nos dias 1° e 02 de outubro. Um dos focos na véspera, inclusive, será o ato conhecido como “voo da madrugada”, prática que consiste no derramamento de santinhos de candidatos pelas ruas das cidades. Serão feitas rondas e barreiras policiais, com o intuito de coibir a atividade e punir os autores.

 

A reunião também contou com a participação da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; o procurador regional eleitoral do estado, Erich Raphael Masson; o juiz-membro do TRE-MT, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, e demais representantes das forças de segurança e instituições que integram o GGI.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação